1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

140210_evo_morales.jpgLibrered.net - O militar húngaro Istvan Belovai, encarregado de elaborar documentos para uma célula terrorista neutralizada em Bolívia em 2009, dava informação à estado-unidense Agência Central de Inteligência.


Segundo novos detalhes da investigação, oferecidos hoje pelo promotor Marcelo Soza, a cargo do caso, a documentação era utilizada pelo chamado Conselho Supremo que financiava as acções do grupo irregular abatido em um operativo em abril último.

O 16 de abril do 2009, a Unidade Táctica de Resolução de Crise da Polícia boliviana irrompeu no hotel As Américas, em Santa Cruz, e surpreendeu a um comando paramilitar.

Na operação pereceram os mercenários europeus Eduardo Rózsa Flores (croata) -lider do grupo-, Michael Dwyer (irlandês) e Árpád Magyarosi (romeno-húngaro). Também foram detidos Mario Francisco Tadic Astorga (boliviano com passaporte croata) e Elod Tóásó (húngaro), quem estão em prisão preventiva na cidade de La Paz.

Os extremistas tinham planos separatistas e preparavam um atentado para assassinar o presidente boliviano, Evo Morais; destacou Imprensa Latina. De acordo com os novos elementos da pesquisa, Belovai era um agente que tinha o seudónimo de Escorpión-B.

As habilidades que adquiriu durante a Guerra Fria lhe permitiram ser um assessor de estratégia militar e se presume que entabló relação com Rózsa Flores por médio de actividades na Europa, especificamente nos Balcanes. A afinidad que chegaram a ter ambos permitiu inclusive que ofereça apoio satelital para acções específicas e financiamento para o grupo terrorista.

A investigação preliminar de suas nexos determinou, ademais, que estava a preparar um plano denominado TH (Tree house ou casa da árvore). Os dados foram obtidos da revisão de uma dos computadores portáteis de Rózsa Flores, que tinha a pasta de arquivos Bel – Norte com vários correios electrónicos que trocou com o agente Belovai.

Na passada semana, a promotoria boliviana imputou o rico empresário de Santa Cruz, Branko Marinkovic, quem se fugó para os Estados Unidos, por financiar à banda de Rosza Flores. De acordo com essa instituição, o também ex presidente do Comité Cívico pró Santa Cruz, integrou o Conselho Supremo que organizou o separatismo na nação sul-americana. Na acusação também se relacionam outros nomes como os também prófugos Alejandro Melgar e Hugo Achá.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.