1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

210316 blCuba - Vermelho - No dia em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reúne no Palácio da Revolução, sede do governo cubano, com o presidente de Cuba, Raúl Castro, uma pesquisa de opinião indica que mais da metade da população norte-americana apoia a reaproximação entre os dois países e o fim do bloqueio econômico dos EUA contra Cuba.


A pesquisa realizada pelo jornal norte-americano The New York Times e pela rede CBS News divulgada nesta segunda-feira (21) concluiu que a população dos EUA está majoritariamente otimista com a retomada de relações entre Washington e Havana, anunciada em dezembro de 2014.

Entre os 1.022 adultos entrevistados pelo telefone entre 11 e 15 de março, 62% acreditam que a reaproximação será boa para os EUA e 55% apoiam o fim do bloqueio econômico contra a ilha.

O estudo registrou também a mudança na atitude com relação a Cuba entre os norte-americanos. Metade dos entrevistados disseram ter uma opinião positiva sobre a ilha caribenha, mais de 10 pontos percentuais acima da última sondagem, realizada no fim de 2014. Há dez anos, apenas 21% dos norte-americanos tinham opinião favorável sobre Cuba, e há 20 anos, esse índice ficava em 10%.

Pouco mais da metade dos entrevistados – 52% – disseram aprovar a política do presidente dos EUA, Barack Obama, com relação a Cuba. Entre os democratas, este índice chega a 78%, e entre os republicanos, cai para 23%, com 55% desaprovando a política de Obama. A pesquisa concluiu também que entre democratas o apoio e o otimismo com a retomada de relações é muito maior do que entre republicanos.

Cerca de 70% dos entrevistados expressaram também o apoio ao fim de um benefício oferecido a imigrantes cubanos, que permite que eles sejam liberados da inspeção de imigração e peçam a permanência legal nos EUA um ano após a chegada no país, indicando que eles devem ser tratados como todos os outros imigrantes que chegam nos EUA.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.