1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

b 450 0 16777215 00 archivos Administradores manu 2015 02 9143777716 979b6e8394 zÍndia - Diário Liberdade - O programa abre dia 22 com uma exposição bibliográfica sobre a Galiza. O programa inclui exposições, concertos, palestras e gastronomia, entre outras.


Foto de Eustaquio Santimano (CC /by-nc-nd/2.0) - A cidade de Pangim.

A Sociedade Lusófona de Goa organiza a segunda edição do Festival da Lusofonia de Goa, estado da Índia. Não é o único evento por volta da língua galego-portuguesa que acontece na Ásia, continente em que o Festival da Lusofonia de Macau (China) tem grande tradição.

O trabalho por volta desta edição 2016 já começou no mês de outubro, e vem apoiado pelo sucesso na primeira edição do evento. Aliás, há uma importante novidade a respeito do ano passado: a presença da Galiza, berço da língua portuguesa. Uma exposição bibliográfica sobre aquele país europeu abre a programação no dia 22 de janeiro.

Exposição bibliográfica sobre a Galiza

O primeiro ponto do programa aborda a Galiza, país que será alvo de umha exposição bibliográfica. Será inaugurada pelo Professor José Paz, da Universidade de Vigo (Galiza), em 22 de Janeiro (sexta-feira), às 17.30, na Goa State Central Library, em Patto-Panjim.

A exposição é organizada em colaboração com a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), a Associaçom Galega da Língua (AGAL) e a Fundaçom Meendinho.

A Exposição permanecerá aberta até 30 de Janeiro (sábado), de segunda à sexta-feira das 9 às 19.30, e nos sábados e domingos das 9.30 às 17.45, tornando-se o evento com maior duração dentre os programados neste Festival da Lusofonia.

30 de Janeiro (sábado)

Festa "Feijoada e Samba". 20.00 horas, Clube Vasco da Gama, opp. Municipal Garden, Panjim

Saborear-se-á uma boa comida brasileira, bebidas brasileiras, cerveja latino-americana, comida portuguesa. com música brasileira, portuguesa e lusófona. Da organização prometem "preços razoáveis". Os bilhetes de entrada deverão ser conseguidos em Panjim no Clube Vasco da Gama.

4 de Fevereiro (quinta-feira)

Old and New Heritage Plans for Old Goa (Planos para o antigo e novo património de Goa Velha). Lecture Hall, Goa State Central Library, Patto, Panjim

17.00 horas - Between the Independence and the Integration: Heritage Plans for Old Goa, com Arq. Joaquim R. Santos (ARTIS – Instituto de História da Arte, Universidade de Lisboa, Portugal)

17.45 horas - The legal anchors for the conservation of the Heritage of Old Goa, com Arq. Edgar Ribeiro (Former chief town planner for Town and Country Planning Organization, Índia)

10 de Fevereiro (quarta-feira) 17.30

Thinking Goa (Pensando Goa) – a Singular Archive in Portuguese. Lecture Hall, Goa State Central Library, Patto, Panjim

O Professor Hélder Garmes (USP - Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil) e Prof. Cielo Festino (Universidade Paulista, São Paulo, Brasil) apresentam um projeto brasileiro com a finalidade de reescrever a história da literatura portuguesa de Goa. Em termos práticos este projecto tem o objetivo de 1) catalogar e reproduzir (onde possível) a produção literária e jornalística em língua portuguesa, de Goa, assim como completar o inventário da herança literária goesa de origem indo-portuguesa; 2) escrever uma história da literatura em português, de Goa, que interprete essas obras em relação à realidade inteletual quotidiana de Goa.

11 a 15 de Fevereiro

Exposição de fotografia "CAPITAL - Santo António do Príncipe". Goa State Central Library, Patto, Panjim. A exposição permanecerá aberta de 11 a 15 de Fevereiro, todos os dias das 9.30 às 18 horas. Este projeto fotográfico foi executado por José A. Chambel, de São Tomé e Príncipe.

Chambel explica pelas suas fotografias a evolução da cidade de Santo António nos últimos séculos. Santo António é a maior aglomeração populacional da Ilha de Príncipe. Foi capital de São Tomé e Príncipe entre 1753 e 1852. A cidade é conhecida pela sua arquitetura colonial e pelas suas igrejas.

12 de Fevereiro (sexta-feira) 17.30

How the European Union works - Chances for Traineeships, Partnership, Entrepreneurship, especially for Goans. Dr. Carlos Medeiros (Centro de Informação Europeia Jacques Delors CIEJD, Lisboa, Portugal), na Lecture Hall, Goa State Central Library, Patto, Panjim. Organizado em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors CIEJD, Lisboa, Portugal.

15 de Fevereiro (segunda-feira) 9.30

Curso de Culinária Brasileira. Agnel Institute of Food Craft and Culinary Sciences, Verna.

Aula de demonstração por pessoas brasileiras. Duração: meio dia. Existe uma taxa de participação. Inscrição e deve realizar-se inscrição prévia junto da Sociedade Lusófona de Goa.

16 de Fevereiro (terça-feira) 17.30

Exposição fotográfica "INNOCENT EYES". Inauguração com a presença do autor das fotografias Emidio Jozine (Moçambique). 16 de Fevereiro, às 17.30 na Art Gallery, Goa State Central Library, Patto, Panjim.

Emidio Jozine possui o diploma de Bachelor of Fine Art - Audiovisual da Academia Gerrit Rietweld, Amesterdão. Em 2008 ganhou o Prémio Nacional de Fotografia de Jovens Talentos, organizado pela Associação de Fotografia de Moçambique. É membro da United Photo Press (UPP) tendo publicado alguns trabalhos no livro da UPP "World" 2013 e "World Black and White" 2014. A obra de Jozine encontra-se em coleções particulares nos Países Baixos, em Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Espanha.

Em "INNOCENT EYES" Jozine fotografou a gente de Moçambique entre o sul de Maputo e a fronteira do Malawi em Tete, tendo encontrado pessoas sem Facebook que lhe contaram as suas emocionantes histórias, tendo agora o prazer de partilhar estas histórias e fotos com o mundo.

A exposição permanecerá aberta de 16 a 19 de Fevereiro, todos os dias das 9.30 às 18 horas.

19 de Fevereiro (sexta-feira)

Cooperation and Project Opportunities Goa - Brazil. Lecture Hall, Goa State Central Library, Patto, Panjim.

Tratar-se-ão informações gerais do país latinoameircano, o seu sistema de educação universitária, o seu sistema de ciência tecnologia e inovação e, em relação a isso, as possibilidades de colaboração entre Goa e o Brasil.

20 de Fevereiro (sábado) 17.30

Exposição Fotográfica "Macau, uma história de sucesso". Inauguração com a presença de um delegado do Instituto Internacional de Macau, Macau. Art Gallery, Goa State Central Library, Patto, Panjim.

Organizado em colaboração com o Instituto Internacional de Macau, Macau.  A exposição permanecerá aberta de 20 a 22 de Fevereiro, entre as 9.30 e 18 horas, todos os dias.

22 de Fevereiro (segunda-feira)
Música lusófona, inspirada nas viagens! Senza - Banda portuguesa de música. Multipurpose Hall, Goa State Central Library, Patto, Panjim. Entrada gratuita. Número limitado de lugares, sem marcação.

O grupo português SENZA transmite uma mensagem de forte união musical e cultural. É um projeto de música criado pelos portugueses Catarina Duarte e Nuno Caldeira, após uma digressão de três meses pela Ásia. Na sua música chega-se a identificar a fusão de vários estilos musicais bem como a sonoridade de diferentes países de língua portuguesa: a fusão musical lusófona. A existência de influências musicais de Portugal, Brasil, Cabo Verde e outros países de língua portuguesa faz do grupo SENZA um motivo unificador da lusofonia, potencializando assim a divulgação da língua e cultura portuguesas. Uma história fascinante com um som peculiar e surpreendente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.