1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120116 dinhPortugal - Esquerda - Desde o início da crise financeira, em 2008, os bancos portugueses já receberam 86 mil milhões de euros em ajudas financeiras, ou seja, mais do que a totalidade do empréstimo da troika ao país.


De acordo com cálculos da Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia divulgados pelo jornal i, o setor da banca viu serem aprovados auxílios num total de 86 mil milhões de euros no âmbito de medidas de recapitalização, assunção de créditos em incumprimento de bancos, linhas de crédito de último recursos disponibilizados pelos bancos centrais e também garantias prestadas aos bancos para as operações de financiamento. E apesar de nem todas estas verbas terem resultado num aumento da despesa pública efetiva, o saldo final é significativamente desfavorável para os cofres do Estado.

Estado perdeu mais de 10 mil milhões

Desta forma, e de acordo com o Tribunal de Contas (TdC), as despesas públicas efetivas entre 2008 e 2014 com a área financeira atingiram cerca de 17 635 milhões de euros, ou seja, cerca de 10,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) relativo a 2014, um número que se situa acima da média europeia. Deste montante, foram recuperados apenas 5813 milhões de euros em receitas dessas intervenções o que representa cerca de 3,4 por cento do PIB.

Perante estes números pode concluir-se que em termos líquidos, o Estado português regista uma perda de 11,8 mil milhões de euros.

Numa análise cronológica feita a várias instituições financeiras, o jornal i refere que a CGD necessitou de múltiplas intervenções (vários aumentos de capital e um empréstimo de 900 milhões de euros que ainda não pagou) do Estado desde 2008 o que representou um encargo para os cofres públicos de 3,2 mil milhões de euros enquanto o BES, que não recorreu à linha de financiamento da troika, tem, para já, um impacto negativo nas contas públicas de 4,9 mil milhões de euros.

Mais recentemente, o Banif, que recorreu à ajuda do Estado em 2013 recebendo 1,1 mil milhões de euros, apresenta uma fatura que pode ascender a mais de três mil milhões de euros.

Refira-se ainda o caso do Banco Privado Português (BPP), em que o Estado avalizou um empréstimo conjunto das outras instituições financeiras e com a falência do banco teve de pagar a fatura.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.