1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

joao lourenzoAngola - Prensa Latina - O ministro angolano de Defesa, João Lourenço, homenageou o povo cubano no Triângulo de Tumpo, província de Cuando-Cubango, pela sua permanente solidariedade e contribuição na vitória de Cuito Cuanavale, que cumpriu 28 anos.


Agradeço em nome de todo o povo angolano ao cubano, pois "nos momentos mais difíceis esteve sempre, ombro a ombro, com o povo angolano", disse Lourenço no ato central pelo fato histórico que se estendeu nessa região, a 825 quilômetros ao sudeste de Luanda.

Destacou a participação dos internacionalistas cubanos nas principais batalhas travadas no país desde N'to, Kifangondo, Ebo, Cangamba e Cahama, assim como Cuito Cuanavale.

Lourenço reconheceu que o povo cubano esteve na luta pela independência e defesa da soberania nacional, que lhe conferiu o direito natural de ser parte do diálogo quadripartite até os acordos de Nova Iorque.

A maioria dos meios de imprensa recorda essa decisiva batalha (23 de março de 1988) que marcou a vitória das Forças Armadas Populares da Libertação de Angola (Fapla) junto a combatentes cubanos e namíbios, contra o regime do apartheid na África do Sul.

Historiadores e políticos reconhecem que a vitória das tropas angolanas e cubanas em Cuito Cuanavale foi possível pelo valor e desprendimento dos combatentes participantes nessa luta.

Por esse acontecimento, os sul-africanos abandonaram o território nacional, comprometeram-se a aceitar eleições livres na Namíbia e, portanto, a proclamação mais tarde de sua independência.

Do mesmo modo tal fato propiciou a abertura democrática na África do Sul, ao ser abolido o sistema segregacionista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.