1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170316 chChile - PCO - Programa da direita avança sob o governo nacionalista burguês de Michelle Bachelet, o que enfraquece o governo e fortalece a direita.


Está tramitando no parlamento chileno uma nova lei, chamada “Lei de Segurança Cidadã”, que autorizará a polícia a realizar detenções de até quatro horas para fins de “identificação”. Um instrumento que permitirá aos policiais uma série de abusos com a cobertura da lei. O critério para as detenções será subjetivo, bastando que o policial suspeite de alguém.

O projeto foi assinado pela presidente Michelle Bachelet, e além de aumentar o poder da polícia também aumento o poder de promotores e endurece penas por crimes comuns. Bachelet lidera um governo nacionalista burguês, e como todos os governos desse tipo na região, é alvo do golpismo. O projeto tem apoio de partidos de direita e da maioria governista, e tem tudo para ser aprovado, sob protesto de grupos de parlamentares e intelectuais.

O pretexto para a proposta da lei, que abrirá caminho para mais violações dos direitos humanos pela polícia, é o controle da violência. Em janeiro, Bachelet afirmou em discurso, quando assinou o projeto: “A delinquência se combate com feitos, não com palavras de ordem. Devemos endurecer o controle e a perseguição de quem, uma ou outra vez, burla a lei gerando em suas vítimas uma sensação de impunidade.”

Trata-se de mais um avanço da direita na região, sob um governo nacionalista burguês que cede à pressão dos direitistas. Bachelet também enfrenta denúncias de corrupção que são manobradas pela direita com um sentido golpista. O fortalecimento da direita enfraquece o governo e facilita um golpe, o avanço do programa da direita coloca a direita mais perto de tomar o poder.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.