1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240316 pcbBrasil - PCB - O PCB e as manifestações de 24 de março, Nota Política do PCB.


Em nota política divulgada no início desta semana, o PCB se associou às manifestações de movimentos populares convocadas para 24 de março, pela Frente Povo Sem Medo, porque “apesar da heterogeneidade da frente que as convoca, o PCB identifica neste chamado a uma SAÍDA PELA ESQUERDA e na participação de diversas organizações populares independentes, com orientação socialista, um campo político que abre possibilidades de diálogo entre forças anticapitalistas para a construção de uma frente de luta”.

Na mesma nota, expusemos, mais uma vez, as razões pelas quais o PCB não apoia o governo petista: “O impasse provocado pela crise da institucionalidade burguesa aponta para duas hipóteses que não interessam aos trabalhadores e aos setores populares. O processo de impeachment em curso ou levará o governo petista de centro-direita a fazer mais concessões ao capital ou a um novo governo de direita, do próprio capital. Ambos promoverão os ajustes e cortes de direitos exigidos pelo chamado mercado. As diferenças podem ser no tempo, na forma e na intensidade”.

Depois de convocado o 24 de março, a governista Frente Brasil Popular, comandada pelo consórcio social-liberal PT/PcdoB, resolveu também aderir à convocação e, com o peso de máquinas sindicais e institucionais, hegemonizar e sequestrar as manifestações para que sejam traduzidas como de apoio ao governo, a Lula e a Dilma.

Ou seja, as forças políticas que acabam de propor e colocar em vigor a famigerada lei antiterrorismo – desde o fim da ditadura o maior atentado às liberdades democráticas que mais valorizamos (o direito dos trabalhadores e proletários a lutarem), favorecendo a burguesia na luta de classes – transformam as manifestações numa defesa abstrata da palavra democracia que, no capitalismo, é apenas uma forma da ditadura das classes dominantes, porque é uma farsa política, econômica e social.

Ao mesmo tempo, farão de tudo para que se torne secundária nos atos a palavra de ordem A Saída é Pela Esquerda, a não ser que pretendam fraudar a consciência dos trabalhadores com a mentira de que esse governo fará uma guinada à esquerda. Nesse caso, parafraseamos a Presidente: nem que a vaca tussa!

A Saída pela Esquerda, para o PCB, é com independência em relação às frações burguesas que disputam o governo (não o poder, pois já o detêm). É a criação, pelos trabalhadores, de sua própria alternativa anticapitalista, para lutar pelos seus direitos e se organizar para a construção de um projeto político para sua emancipação. A Saída pela Esquerda é o Poder Popular!

Essa manobra chapa branca não tirará o PCB das ruas neste dia 24. Estaremos nelas, através da Unidade Classista e da União da Juventude Comunista, para denunciar essa farsa e nos aproximar das organizações políticas e sociais independentes, com orientação socialista, com vistas à construção de uma frente de unidade na luta contra os ajustes e cortes de direitos e o consequente recrudescimento da repressão estatal às lutas populares que virão, independente do governo que surja desta disputa interburguesa.

PCB – Partido Comunista Brasileiro

Comitê Central – 23 de março de 2016


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.