1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

caboverdecubaCabo Verde - Diário Liberdade - O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na cerimônia de entrega do certificado de embaixador cubano no país a Alejandro Francisco Díaz Palacio, na Cidade da Praia, destacou que tem interesse em cooperar com a ilha caribenha nos assuntos econômico, tecnológico e estratégico.


"Cabo Verde e Cuba têm especificidades e potencialidades marcadamente comuns, designadamente no capítulo da insularidade, que poderão ser exploradas nas suas diferentes valias, de forma a evoluir para um modelo de cooperação e de parceria mais dinâmico e de maior impacto social e econômico", afirmou o mandatário, citado pela agência Inforpress.

Ele também destacou o histórico de apoio e solidariedade que Cuba presta com o país africano, cujas raízes remontam à época em que o povo cabo-verdiano lutava por sua libertação nacional e que abrangem as áreas de apoio técnico e de formação, como os cerca de 60 estudantes cabo-verdianos que atualmente buscam se formar em Cuba em setores como medicina e esporte, entre outros.

Por sua vez, o novo embaixador cubano manifestou o interesse da colaboração em áreas estratégicas, como cultura, educação, saúde e esporte. Ele também destacou os laços de amizade entre os dois países, o que vem mesmo antes da independência de Cabo Verde, com a importante colaboração cubana na luta pela emancipação do povo cabo-verdiano, que completa 40 anos em 2015.

Este ano também completam-se 40 anos das relações diplomáticas entre os dois países, e Díaz Palacio afirmou que o objetivo de sua missão é reforçar ainda mais os laços de amizade e cooperação que existem entre as duas ilhas. "Para mim é um orgulho ser representante do meu país em Cabo Verde, terra de Amílcar Cabral, um grande herói da luta da libertação e muito querido em Cuba. Daqui saíram descendentes de Cuba, pelo que a nossa história e a nossa amizade deve se manter sempre exemplares", disse.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.