1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

21579872850 25e034e467 zEstados Unidos - O Diário - [John Bellamy Foster] O Rendimento Nacional pode comparar-se a uma torta.


Se de um ano para o seguinte a torta cresce, todos podem obter uma fatia maior. Ao contrário, se o tamanho da torta continua o mesmo, uma fatia maior para alguns só pode significar uma fatia mais pequena para os outros.

Isto ajuda-nos a compreender o péssimo estado da economia dos EUA e o ímpeto ganho pela campanha eleitoral de Bernie Sanders, que se refere aos trabalhadores e às suas famílias. Durante décadas o crescimento da economia dos EUA estagnou e, década após década, verificava-se um menor ratio de crescimento. Nestas circunstâncias, o rápido incremento das receitas dos de cima – aqueles a quem Sanders gosta de chamar a «classe milionária» – dá-se à custa das receitas (a parte da torta) dos de baixo.

Os 400 multimilionários do país acumulam mais riqueza que metade dos rendimentos salariais dos de baixo; isto é, cerca de 1350 milhões de pessoas. A parte dos salários no rendimento nacional foi caindo ao mesmo tempo que os rendimentos dos detentores de bens de produção iam subindo. Os trabalhos são mais precários. Muitas pessoas foram expulsas do mercado de trabalho. Ainda que o desemprego oficial tenha decrecido nos últimos cinco anos, torna-se difícil conseguir bons trabalhos com salários dignos. Cada vez há mais pessoas a cair na pobreza. A maioria dos estudantes no sector público está classificada como pobre ou quase pobre.

O establishment político, baseado no bipartidarismo dos partidos Democrata e Republicano menosprezou largamente a deterioração das condições de vida da maioria das pessoas. Visto que os pobres, incluindo os trabalhadores pobres são menos propensos a votar e têm pouca influência, pelo que são facilmente descartáveis. O dinheiro domina a todos os níveis a política nos EUA. A resolução do Supremo Tribunal de Justiça, Citizens United, que em 2010 abriu as portas às doações ilimitadas manchou irremediavelmente a imagem da democracia norte-americana. Agora é normal ouvir-se, para citar a memorável frase dos economistas Paul Baran e Paul Sweezy de 1966, que os EUA são «democrata nas formas e plutocrata no conteúdo».

Nas penosas condições da situação política estadounidense como se explica o extraordinário fenómeno da campanha de Bernie Sanders para as eleições presidenciais? Sanders apresenta-se a si-mesmo como um socialista democrático na esteira da fase mais radical da administração de Franklin D. Roosevelt, que propôs uma Carta dos Direitos Económicos para garantir o pleno emprego e a segurança económica a todos os Norte-americanos.

Ao advogar um socialismo democrático, Sanders promoveu uma política pragmática de esquerda. As suas propostas incluem um forte incremento dos impostos para os milionários, gratuitidade para as propinas universitárias e um seguro de saúde de pagamento único, garantindo assistência médica a toda a população independentemente de ter ou não trabalho e dos seus recebimentos. Promove um programa de emprego em linha com o New Deal. Todas as suas propostas são realidades já conseguidas noutros países, particularmente na Escandinávia social-democrata, onde as pessoas têm melhores condições nos indicadores sociais. Apresentando as suas propostas como possíveis nos EUA, Sanders levou a ideia de socialismo – ainda que seja numa versão moderada – da marginalidade ao centro da cultura política dos EUA.

O mais notável do fenómeno Sanders é que apesar da implacável hostilidade dos guardiões do templo mediático (por exemplo, Adam Johnson em fair.org informava que o Washington Post publicou, em 8 de Março, 16 histórias negativas sobre Bernie Sanders no espaço de 16 horas) continua a bater recordes de massas na sua campanha. Também obteve mais votos entre as pessoas com menos de 30 anos que Hillary Clinton e Trump juntos, o que aponta para uma menor influência dos grandes meios de comunicação na sociedade estadounidense e um aumento da influência das redes sociais, pelo menos entre as pessoas mais jovens. Como informava David Auerbach: «As redes sociais permitiram aos partidários de Sanders reforçar a ideia de que a exclusão geral de Sanders por parte dos grandes media – inclusive em grande medida dos media de esquerda – e permitiram, também, que Sanders sobrevivesse mesmo onde em 2008 se tinha afundado».

De tudo isto pode retirar-se uma importante lição, e essa é a da resiliência (capacidade de se sobrepor a acidentes, derrotas...) e capacidade de atracção do socialismo com os seus valores de igualdade. O socialismo sempre fez parte da cultura norte-americana. Sem dúvida que, hoje em dia, seria perturbador para o Partido Republicano inteirar-se que um dos escritores políticos favoritos de Lincoln foi Karl Marx, o correspondente europeu do jornal Horace Greeley, o New York Tribune.

Na visão de Sanders do socialismo democrático, uma sociedade que tem carência de igualdade básica e justiça para todas as pessoas não pode considerar-se como uma sociedade democrática em nenhum sentido. Uma democracia viva, real conduz ao socialismo. Para milhões de estadounidenses de hoje, o que Sanders expressa com esta ideia de socialismo democrático é, nada mais nada menos que o sonho americano.

* Professor da Universidade de Oregon e director da revista marxista norte-americana Monthly Review

Fuente: http://vientosur.info/spip.php?article11125

Tradução de José Paulo Gascão

Foto: Phil Roeder


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.