1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

urssRússia - Vermelho - O Centro de Pesquisa da Opinião Pública Russo (VTsIOM) realizou um inquérito e veio a saber que 64% dos russos responderam “sim” à pergunta se é necessário manter a União Soviética como uma federação de repúblicas igualitária em que vão garantir-se os direitos e liberdades do homem de qualquer nacionalidade.


A mesma pergunta foi colocada no referendo de 17 de março de 1991 em que a maioria dos cidadãos também deu uma resposta positiva - Mais de 71% a favor em 12 das 15 repúblicas. No entanto, a vontade do povo não foi posta em prática e a União Soviética colapsou em seis meses.

Quando perguntados sobre o principal culpado desse roteiro, os respondentes apontam para aquele que foi presidente naquela época, Mikhail Gorbatchov (27%), mais 17% culpam as autoridades em geral. No entanto, só 2% apontam para o fator exterior, em particular, os EUA e Ocidente. No entanto, esta pergunta provocou dificuldade entre 40% que não deram resposta nenhuma.

Iúlia Baskakova, chefe do departamento dos Projetos de Investigação do VTsIOM, comentou os resultados da pesquisa de 2016 e afirmou que a maioria das pessoas que têm nostalgia são aquelas que votaram a favor da preservação da URSS um quarto do século atrás e continuam culpando Gorbatchov. “São pessoas das gerações mais velhas que associam a palavra ‘soviético’ à ordem, certeza e estabilidade”, diz.

Por sua vez, a emissora de televisão Russia Today organizou a sua própria enquete para saber de que parte da vida soviética em particular os russos têm saudade.

No primeiro lugar fica a infância no tempo soviético: com lazeres simples, sem tecnologias digitais, uma infância sem tantos perigos.

O segundo lugar é ocupado pelos êxitos esportivos da URSS. Na altura os esportistas soviéticos eram tradicionalmente fortes em várias modalidades: atletismo, ginástica rítmica, hóquei, patinação artística, etc. A URSS até se tornou campeã do Campeonato Europeu de Futebol de 1960 e dos Jogos Olímpicos de 1988, com uma vitória sobre a Seleção Brasileira de Romário.

O terceiro lugar compartilham o piquenique espontâneo, atividade preferida das pessoas soviéticas durante os fins de semana, e avenidas quase vazias. Era a altura quando o número das pessoas ainda superava o número dos automóveis nas ruas.

Entre outros atributos da época ficam o cinema (de bom senso de humor, sem violência), as meninas soviéticas modestas, a arquitetura soviética e as demonstrações de 1º de maio e outras festas da época.

Lamentavelmente, a pesquisa não questiona sobre o sistema político e econômico atual e o vigente na época soviética. Não há perguntas que explorem comparações entre o capitalismo vigente na Rússia e o socialismo existente na então Rússia Soviética.

No entanto, a enquete feita pela Russia Today demonstra haver ainda uma forte resistência ao capitalismo no país, já que a maior parte dos entrevistados considera a vida na Rússia Socialista melhor que nos tempos atuais, conforme pode-se verificar na página da emissora russa.

A pesquisa original pode ser vista na página do VTsIOM, um instituto criado em 1988, ainda na época da URSS.

Fonte: Sputnik e Portal Vermelho


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.