Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Capa11767Brasil - Opera Mundi - Álvaro Bianchi, professor de Ciência Política da Unicamp, faz reflexão contemporânea do socialismo no livro Arqueomarxismo.


No livro Arqueomarxismo, o professor de ciência política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Álvaro Bianchi defende um recorte contemporâneo para analisar a obra de Karl Marx e o socialismo. “Se quisermos renovar o marxismo, precisamos recuperar a herança revolucionária e o pensamento criativo destes pensadores do início do século XX”, diz Bianchi.

Segundo o autor, a ideia é conduzir o leitor a pensar as questões sociais e políticas “para fora do reformismo e direto para o debate estratégico do socialismo”, diz Bianchi.

Lenin, Trotsky, Gramsci e Lukács são autores cujas obras permanecem vivas e precisam ser permanentemente relidas e atualizadas, a partir da experiência de hoje dos pensadores marxistas, diz o autor.

Bianchi prefere não utilizar a palavra “clássico” para esses pensadores, pois acredita que isso cria um “sentido cânone” à obra. “Não gosto da expressão ‘clássico’. Quando um autor é visto dessa forma, ele é inserido no interior de um cânone e acaba cristalizado. Ou seja, sua obra se transforma apenas em modelos a serem imitados”, diz o pesquisador, ao explicar o título da obra.

“Antes de teóricos da economia, da política ou da cultura, os autores que estão em ‘Arqueomarxismo’ eram revolucionários”, analisa.

Serviço:

Arqueomarxismo

Álvaro Bianchi;

Edição: Alameda (tel.: 11 3012-2400);

Preço: R$ 40,00 (227 páginas);

Compre online na loja Alameda Editorial.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.