Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

110914 sustentabilidade.redimensionadoBrasil - Carta Maior - [Ana Paula Salviatti] O discurso ambientalista que se apresenta como a única alternativa está em vias de privatizar todo o complexo ecológico brasileiro.


Porta-voz do discurso ambientalista, carro chefe da 'nova política' da candidata pela Coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva retira sua concepção ecológica dos velhos Programas de Ajustamento Estruturais.

Novidade?

Só se for a dos papéis emitidos no mercado secundário, em busca, após as últimas crises econômicas, de reciclarem seus papéis podres com a injeção de liquidez produzida pela emissão dos Créditos de Carbono.

Discurso do novo. Estado e Democracia de Alta Intensidade, Democratizar a Democracia, governança robusta e a busca pela paz e harmonia entre os povos, são termos retirados do programa de Marina Silva, recentemente disponibilizado na internet.

É um portfólio de governo. O discurso do novo é bastante conhecido pelos países que atravessaram as políticas de ajuste nos anos 80 e 90.

Então do que se trataria este novo?

É necessário compreender que a demanda em defesa das condições ambientais é pauta antiga, levantada por pessoas publicas como o sindicalista Chico Mendes, morto em 1988, ou como do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados em 2001, no norte do país.

Chico Mendes era o defensor não do desenvolvimento sustentável, mas da defesa dos povos da floresta que demandavam que a selva Amazônica permanecesse de pé, o que exigia a proteção da mesma em relação aos interesses de mercado – externo e interno.

O longo e disputado percurso que levou décadas para incorporar a crise ecológica ao discurso do ambientalmente sustentável foi conquistado nos globalizados anos 90. O verbete defendido por agências internacionais pró-mercado é tão ecologicamente correto quanto as exigências por cortes orçamentários do Banco Mundial e FMI foram para a saúde e educação.

Enganava-se quem acreditou que a cartilha havia desaparecido. Afinal, não se falava mais dela. Provavelmente porque tenha sido reencadernada com uma estampa nova.

As soluções são conhecidas por todos - são as soluções de mercado, capazes de gerar liquidez através da criação de propriedade, conhecidas como privatização (e a descrição de suas ligações com as tensões enfrentadas cotidianamente na cidade e no campo é um dos grandes desafios atualmente enfrentados pelas pesquisas acadêmicas).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.