Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

fideleventoBrasil - Opera Mundi - Além de evento em celebração a Vilma Espín, líder da Revolução Cubana participou de encontro com alunos e professores em uma escola de Havana.


O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, reapareceu em público nesta quinta-feira (07/04) durante um ato em homenagem a Vilma Espín, esposa de seu irmão Raúl, falecida em 2007 e considerada uma das heroínas da revolução na ilha.

Fidel visitou o complexo educacional que leva o nome de Vilma na capital do país, Havana, onde participou de uma homenagem à fundadora da FMC (Federação de Mulheres Cubanas) no dia em que ela completaria 86 anos.

O líder da Revolução Cubana teve também um encontro com alunos e professores, onde falou sobre temas relacionados à educação, saúde e alimentação.

Nas imagens, exibidas pela televisão estatal de Cuba, Fidel – que completará 90 anos em agosto - aparece sentado vestindo uma jaqueta esportiva de cor branca, um boné preto e falando para um auditório cheio.

"Eu tenho certeza que em um dia como hoje Vilma estaria muito contente porque estaria vendo pelo que sacrificou sua vida", disse Fidel em referência ao trabalho de Espín. Ela foi a criadora dos chamados "círculos infantis", como se denomina os maternais em Cuba.

"Todos os que morrem lutando pela revolução vão deixando energia no caminho, vão deixando o esforço e a luta por isso", acrescentou.

Ele disse também que contar com escolas como a que visitou é um "privilégio" para Cuba, já que este tipo de centro "vai se aproximando de uma espécie de sonho".

"Eu tentava lembrar se conhecia algum lugar onde existisse uma escola como esta. Não aparece esse lugar", comentou.

Fidel Castro se afastou do poder em 2006 em consequência de uma grave doença e delegou a seu irmão Raúl a Presidência do país.

Suas aparições públicas têm sido esporádicas na última década - a última havia sido em julho de 2015 durante encontro com comandantes militares da ilha e trabalhadores que se dedicam à produção de alimentos.

O ex-presidente, no entanto, segue publicando artigos na imprensa oficial. Seu texto mais recente foi divulgado em 28 de março sobre a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à ilha. No artigo, Fidel declarou que "Cuba não precisa de presentes do império".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.