1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

22294194410 c4f53ec0c8 zEstados Unidos - Opera Mundi - Com os resultados, analistas começam a desenhar um quadro em que os dois grandes vencedores desta terça venham a disputar a Casa Branca.


A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump foram os grandes vencedores da Super Terça (1º), em que vários Estados fizeram primárias ou caucus para decidir quem serão os candidatos dos respectivos partidos nas eleições gerais de novembro.

Dos 11 Estados em disputa entre os democratas, Hillary havia ganhado em sete (Alabama, Arkansas – onde Bill Clinton foi governador -, Georgia, Tennessee, Texas, Virgínia e Massachusetts), além da Samoa Americana. Seu oponente na disputa, o senador Bernie Sanders, ganhou quatro: Vermont (seu estado natal), Oklahoma, Minnesota e Colorado.

Do lado dos Republicanos, Donald Trump ganhou nos maiores Estados com margens dilatadas. O megaempresário levou Alabama, Arkansas, Geórgia, Massachusetts, Tennessee e Virgínia; e liderava em Vermont. Por outro lado, o senador Ted Cruz ganhou no Texas, seu estado natal, e em Oklahoma. Já Marco Rubio venceu em Minnesota. Os resultados no Alasca ainda estavam por ser divulgados, mas pesquisas recentes mostravam o favoritismo de Trump.

Ontem, estavam em disputa 661 delegados republicanos, além de 865 democratas. Para garantir o direito de disputar a presidência, o candidato republicano deve reunir 1.237 delegados; o democrata, 2.383.

Com os resultados, analistas começam a desenhar um quadro em que Hillary e Trump venham a disputar a Casa Branca, por mais que ainda estejam longe no número de delegados necessários para garantir a nomeação.

Os dois já haviam começado a Super Terça com uma vantagem que deve se ampliar fortemente assim que a contagem de delegados for finalizada. Além disso, a democrata detém a maioria dos superdelegados, nome proeminentes do partido que valem por um voto na convenção.

Segundo projeções da emissora CBS, Hillary deve fechar a Super Terça com 841 delegados, contra 237 de Sanders. No lado dos republicanos, Trump deve ficar com 285; Ted Cruz, com 159; Rubio, com 75; o governador de Ohio John Kasich com 24; e o médico Ben Carson, com 6.

Hillary comemorou o resultado. "O que está em jogo nesta eleição nunca foi tão alto. A retórica que estamos escutando no outro lado (dos republicanos) nunca foi mais baixa", criticou a ex-secretária de Estado.

Por sua vez, Trump voltou a dizer, em uma entrevista coletiva à imprensa na Flórida, que vai construir um muro na fronteira – e vai fazer os mexicanos pagarem por ele – e tentou passar uma mensagem de união para o partido em torno de seu nome.

Foto: Torbakhopper


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.