1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

091215 spVenezuela - Vermelho - Representantes do Foro de São Paulo convocaram uma jornada internacional de apoio à Revolução bolivariana e aos movimentos progressistas latino-americanos, a partir do revés sofrido pela esquerda nas parlamentares venezuelanas.


A aliança opositora Mesa da Unidade Democrática conseguiu 99 cadeiras da Assembleia Nacional, enquanto o Partido Socialista Unido da Venezuela conquistou 46, segundo o boletim emitido pelo Poder Eleitoral.

Durante uma coletiva de imprensa oferecida por integrantes do foro de partidos e grupos latino-americanos de esquerda, a salvadorenha Nidia Díaz apontou que o resultado das eleições foi consequência da guerra econômica e midiática lançada há anos pela oposição venezuelana.

Nesse sentido, rechaçou as ações desestabilizadoras executadas pela direita internacional contra os governos progressistas da América Latina e do Caribe.

Por sua vez, a defensora dos direitos humanos Piedad Córdoba destacou que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, demonstrou ao mundo seu respeito pela democracia e sua moral como chefe de Estado ao aceitar a derrota e ratificar seu compromisso com a paz.

A ativista colombiana acrescentou que os procedimentos desenvolvidos durante as eleições deste domingo foram reivindicados ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) deste país, alvo durante meses de constantes ataques e campanhas de difamação.

Córdoba insistiu que agora os movimentos sociais e agrupamentos políticos de esquerda da região devem reforçar seu respaldo mútuo.

O coordenador internacional da aliança venezuelana Grande Polo Patriótico (GPP), Roy Chaderton, convocou os militantes dessa formação a manterem seu compromisso social apesar do revés nas urnas.

Chaderton apontou que as forças agrupadas no GPP demonstraram, com o reconhecimento do resultado, sua superioridade moral e vocação de paz, ao contrário aos costumes da direita local, derrotada em 18 de 20 eleições desde 1999.

"Agora nos corresponde começar uma nova etapa na vida institucional e política da república, mas sem esquecer o compromisso de impulsionar a justiça social", comentou.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.