1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

635952986760674508wPolónia - Opera Mundi - Governo polonês quer adequar lei, uma das mais restritivas da Europa, a normas da Igreja Católica, que pede que aborto seja totalmente criminalizado.


Milhares de pessoas participaram neste domingo (03/04) de protestos em diversas cidades da Polônia contra a proposta de criminalizar totalmente o aborto no país.

A Polônia tem, junto com Malta e Irlanda, as leis de aborto mais restritivas na Europa, permitindo o procedimento somente em caso de inviabilidade do feto, risco de morte da gestante ou gravidez decorrente de estupro – regras similares às brasileiras.

O Partido Lei e Justiça (PiS, na sigla em polonês), que governa o país desde outubro, pretende entretanto adequar à lei às normas da Igreja Católica, que pede a criminalização do aborto em toda e qualquer situação.

Na manifestação de hoje em Varsóvia, capital da Polônia, mulheres gritaram slogans como “tire as mãos do meu útero” e “meu corpo, minhas escolhas”. Muitas traziam cabides de aço nas mãos, símbolo de abortos clandestinos e inseguros.

Segundo estatísticas oficiais, acontecem apenas algumas centenas de abortos legais no país a cada ano. A OMS (Organização Mundial da Saúde), porém, estima que 240 mil abortos clandestinos sejam realizados anualmente na Polônia.

“Até as leis de aborto no Irã são mais liberais do que esta proposta. Por isso temos que protestar”, declarou Marta Nowak, uma das manifestantes, ao jornal britânico The Guardian.

Em uma carta lida durante as missas realizadas hoje em igrejas católicas de todo o país, bispos poloneses reforçaram o pedido pelo endurecimento da lei. “A posição católica sobre isso é clara e imutável. Precisamos proteger a vida de cada pessoa desde a concepção até a morte natural. Pedimos aos legisladores e ao governo para mudar a legislação”, dizia a carta.

Um vídeo publicado pelo jornal polonês Gazeta Wyborcza no Facebook mostra mulheres abandonando uma missa em Varsóvia enquanto o padre lê a carta, e uma mulher respondendo ao padre e a outros fieis em protesto à interferência da Igreja Católica nos direitos das mulheres.

O líder do PiS, Jarosław Kaczyński, declarou à imprensa polonesa no início desta semana que, por ser católico, ele tem que obedecer ao pedido dos bispos. Ele afirmou que não vai obrigar seu partido a votar pela proibição total do aborto no Parlamento, mas disse estar “convencido que uma vasta maioria da assembleia, ou talvez sua totalidade, vai apoiar a proposta”.

O PiS também pretende acabar com o financiamento estatal à fertilização in vitro e restabelecer a exigência de receita médica para o acesso à contracepção de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte.

A influência do líder do partido, que tem a maioria do Parlamento, indica que outros parlamentares devem votar a favor da proposta. A primeira-ministra polonesa, Beata Szydło, também do PiS, já expressou seu apoio ao projeto para proibir totalmente o aborto.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.