1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH CAT Espaynia mai mesPaísos Cataláns - ASEH - A moção de ruptura com Espanha apresentada pelas CUP e aceite pela coligação Junts pel Sí, na qual se reafirma a declaração independentista de 9 de Novembro de 2015, bem como a atitude de desobediência para com o Tribunal Constitucional (TC), foi ontem aprovada no Parlamento da Catalunha.


Com excepção dos pontos 3 e 4, o texto foi aprovado com 71 votos a favor das forças referidas. Com 52 votos, PSOE, Ciudadanos e PP opuseram-se à declaração. A coligação Catalunya Sí que es Pot (com 11 deputados) absteve-se.

Nos pontos da moção não aprovados encorajava-se os eleitos para cargos públicos «a desatender as petições das instituições não democráticas do Estado espanhol» e instava-se a Polícia catalã (Mossos d'Esquadra) a não executar as ordens da Audiência Nacional espanhola.

A 9 de Novembro de 2015, Junts pel Sí e CUP apoiaram uma resolução com vista a iniciar um processo de ruptura com Espanha e a criar uma república catalã. O governo espanhol reagiu de imediato, apresentando um recurso, e o TC, que noutras matérias demora anos a deliberar..., anulou a declaração independentista logo no dia 11, ou seja, dois dias depois.

Com a moção de ontem, reafirma-se metas contidas na declaração de 9 de Novembro e expressa-se apoio a todos os municípios investigados e perseguidos por terem apoiado a declaração de ruptura entre Catalunha e Espanha.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.