1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

tumblr nfsu2r8dtb1sbif8qo1 500Brasil - Sustentabilidade e Democracia - [Sandro Ari Andrade de Miranda*] Não é só nas manifestações verde-amarelistas e nos ataques de setores do judiciário e do ministério público às liberdades constitucionais de cidadãos e cidadãs que observamos a emergência do protofascismo. A apologia ao ódio proposto por grupos conservadores e pela grande mídia começa a tomar espaços de conversação e de diálogo na vida privada dos indivíduos, como nas manifestações de ódio que proliferam nas redes sociais.


O que poderia ser um grande instrumento para o debate público de ideias e manifestação de pensamentos foi transformado num reino de intolerância e desrespeito à intimidade das pessoas. Não são poucas as vezes que tive a oportunidade de observar a tática de Goebbels, “repita uma mentira mil vezes para transformá-la em verdade”, em “posts” individualizados de pessoas ou grupos teoricamente descontentes com o governo no Twitter e no Facebook, muitos dos quais financiados por organizações oposicionistas, por grandes empresas ou pelo capital internacional.

O mantra do ódio caminha junto com a mentira, com a malversação de informações, e com o desrespeito à honra e à intimidade dos indivíduos. Muitos estão misturando crítica com agressão, calúnia e difamação, sem contar a junção da oportunidade para a disseminação de preconceitos. O ódio escondido contra pobres, nordestinos, mulheres, trabalhadores, homossexuais, dentre outros, saiu definitivamente das sombras e passa a campear nos discursos dos segmentos sociais conservadores.

Este tipo de conduta não é compatível com um regime civilizado e com o Estado de Direito Democrático. Se a política não pode ser exercitada de forma ingênua, também não pode ser utilizada como instrumento para a agressão e para a proliferação do ódio. Aliás, aqueles que atuam na proliferação do ódio defendem a não política, ou a condenação da política como caminho para a construção de ideais transformadores.

A tolerância, o respeito à diferença, a garantia da liberdade, da intimidade e da honra dos membros da sociedade sempre foram base central na construção de qualquer conceito moderno de Democracia. Mas quando as próprias instituições responsáveis pela tutela destes direitos, como o Ministério Público e o Judiciário exercitam o ataque às liberdades democráticas, dando o mau exemplo por meio da orgia de prisões cautelares e seletivas, pela invasão da intimidade de cidadãos e cidadãs, e pelo julgamento político dos seus adversários ideológicos, criam-se condições para a expansão de ações de cunho fascista em vários espaços de relacionamento social.

Silenciar diante desta campanha de ódio professada pelos verde-amarelistas e pela mídia pode nos tornas cumplices da criação de um reino de injustiças. Hoje, quem se coloca ao lado do pensamento golpista esquece que entre os fundamentos desse movimento está a desconstrução de direitos fundamentais que beneficiam a todos e, assim como alemães que aderiram ao nazismo, as pessoas que tomam parte em tal movimento poderão, em breve, perder vários anos pedindo desculpas à humanidade pelos crimes contra a dignidade da pessoa humana que já foram e serão praticados.

Não existe nenhuma justificativa válida para a chancela do ódio, e a seu crescimento no seio da sociedade brasileira somente poderá leva-la a tragédias.

*Sandro Ari Andrade de Miranda, advogado, mestre em ciências sociais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.