1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

131010_mandelaÁfrica do Sul - A Semana - Nelson Mandela publica amanhã um livro em que relata as mais de duas décadas passadas na prisão a lutar contra a discriminação racial na África do Sul e pede que não o considerem "um santo". "Em Conversas Comigo Próprio", assim se chama o livro, o lider sul-africano e Nobel da Paz, junta conversas e cartas redigidas na prisão.


É o segundo livro de Nelson Mandela depois de "O longo caminho da liberdade", publicado em liberdade. O novo livro é prefaciado pelo presidente norte-americano Barack Obama e o lançamento mundial está previsto para amanhã, quarta-feira. Inclui também reflexões de Mandela sobre os perigos da corrupção para quem detém o poder.

"Um dos problemas que me inquietaram profundamente na prisão foi a falsa imagem que eu tinha, sem que a quisesse ter projectado; consideravam-me um santo", escreveu Mandela no livro que foi citado, domingo, pelo diário sul-africano Sunday Times. "Nunca o fui, mesmo se o referirmos na definição mais terra a terra, segundo a qual um santo é um pecador que tenta emendar-se."

Detido durante 27 anos por lutar contra o regime de apartheid na África do Sul, Mandela, actualmente com 92 anos, é um símbolo da luta contra a discriminação racial naquele país. Foi libertado em 1990 e depois eleito para a presidência da África do Sul. Exerceu apenas um mandato, até 1999, e retirou-se depois da actividade política. Desde 2004 aparece muito poucas vezes em público.

No livro poderão ler-se, por exemplo, as cartas que escreveu às filhas Zeni e Zindi quando estas tinham nove e dez anos e tanto o pai como a mãe estavam na prisão. "Agora não vão ter festas de Natal ou de anos, nem presentes ou vestidos novos, nem brinquedos", escreveu. "Podem viver algum tempo como órfãs."


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.