1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

140416 cavernaFrança - Vermelho - Um novo estudo científico publicado nesta segunda-feira (12) na revista francesa PNAS (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências) revelou que as pinturas rupestres da caverna Chauvet-Pont d'Arc, no sul da França, têm mais de 30 mil anos, ou seja, são 10 mil anos mais antigas do que se estimava anteriormente.


Mais de dez pesquisadores de várias nacionalidades e centros educacionais e de pesquisa realizaram um processo de datação por radiocarbono nas pinturas, que acabou revelando que elas são muito mais antigas do que se estimava.

A Caverna de Chauvet ou Chauvet-Pont-d'Arc ganhou esse nome por seu descobridor, Jean-Marie Chauvet, que revelou sua existência em 18 de dezembro de 1994, juntamente com Christian Hillaire e Eliette Brunel-Deschamps. O trio de espeleólogos descobriu que ela continha os restos fossilizados de muitos animais, incluindo alguns já extintos.

Mais importante que isso, descobriram que as paredes da caverna são ricamente decoradas com pinturas parietais. Junto com Lascaux e a Caverna de Altamira, é um sítios arqueológicos mais importantes do mundo.

As pinturas rupestres de Chauvet-Pont d'Arc em Ardèche, na região francesa de Auvergne-Ródano-Alpes, constituem um exemplo muito valioso de arte paleolítica, já que são as pinturas figurativas mais antigas e mais bem conservadas conhecidas no mundo todo.

Nelas aparecem todo tipo de espécies animais, desde herbívoros como cavalos, bisões, cervos e rinocerontes, até predadores, como panteras, ursos, hienas e leões das cavernas.

A pesquisadora Anita Quiles, do Instituto Francês de Arqueologia Oriental, e seus colegas compilaram mais de 250 dados de radiocarbono obtidos durante os últimos 15 anos de amostras de carvão vegetal encontrados no solo da caverna, de marcas nas paredes e de ossos de animais encontrados na caverna.

As amostras de carvão vegetal correspondem a dois períodos de ocupação humana: a primeira com entre 37 mil e 33,5 mil anos e a segunda, entre 31 mil e 28 mil anos.

As gargantas da região de Ardèche têm numerosas cavernas, muitas com importância geológica ou arqueológica. Entretanto a caverna de Chauvet é longa e a quantidade, qualidade e o estado de conservação das pinturas encontradas em suas paredes é espetacular.

Do Portal Vermelho, com agências


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.