1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

140210_tropas.jpgEsquerda.net (Rui Borges) - Tropas da NATO estão a preparar uma ofensiva em larga escala contra a cidade de Marja (também Marjah ou Marjeh) na provícia de Helmand no sul do Afeganistão. 


Esta zona é considerada um bastião dos talibã e tem sido alvo de uma intensa campanha militar ao longo dos últimos anos. No entanto face ao incapacidade de controlar a situação nesta e noutras regiões do país as chefias militares pediram um aumento de tropas para o qual os Estados Unidos contribuíram com 30.000 soldados e os restantes países da NATO com 7.000 (Sócrates aumentou o contingente português em 150 homens).

É com o auxílio de muitos destes reforços que a NATO tenciona agora controlar o sul do Afeganistão. Marja, com cerca de 80.000 habitantes, tem sido uma cidade que as forças de ocupação nunca conseguiram controlar e é vista como um centro operacional estratégico para os talibãs. Segundo os militares poderão estar lá entrincheirados cerca de 2.000 guerrilheiros.

O que é novo na táctica da NATO é a forma como o ataque vem sendo publicitado (ver por exemplo aqui e aqui) nos meios de comunicação social. Segundo o general Stanley McCrystal é uma forma de permitir aos habitantes pensarem o que querem fazer antes de serem atingidos por uma ofensiva militar brutal que pode ter início a qualquer momento e para a qual estão mobilizados 15.000 soldados. Traduzindo: aqueles que não fugirem a tempo serão considerados terroristas e alvos a abater.

Nos meios afectos à guerra a excitação é grande. Académicos, think-tanks, analistas acompanham com entusiasmo as movimentações de tropas, falam da possibilidade de selar a área para conduzir a ofensiva e invocam a preciosa experiência adquirida pelos Marines no massacre da Falluja (Iraque) em 2004.

Será este o primeiro grande massacre da era Obama?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.