1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

290216 skolkovoCuba - Opera Mundi - Projeto também contará com intercâmbio de estudantes e cientistas entre os países; valor que Rússia irá desembolsar para construção não foi revelado


O fundo estatal de desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias da Rússia, Skolkovo, formalizou na quarta-feira (24/02) a construção de um parque tecnológico em Cuba, que deve ficar pronto a partir de 2030. A medida faz parte de um dos projetos colaborativos entre as comunidades científicas dos dois países.

“Este acordo possibilitará a cooperação farmacêutica e facilitará a obtenção de patentes e licenças e o intercâmbio de cientistas. Trata-se de laboratórios, de financiamento, de trabalho duro e produtivo”, disse ao Sputnik News o vice-presidente do fundo Skolkovo, Alexander Chernov.

Chernov visitou a ilha caribenha várias vezes antes de firmar o acordo. Da mesma maneira, a ministra do Meio Ambiente cubano, Elba Rosa Pérez, e o vice-presidente da Academia de Ciências do país, Fidel Castro Díaz-Balart — filho do líder cubano Fidel Castro — visitaram Moscou. As negociações demoraram um total de três anos para serem concluídas.

Além da colaboração em áreas como a da biomedicina e da farmácia, os países esperam desenvolver de forma conjunta o campo da nanotecnologia. Já em setembro, a Universidade de Skolkovo receberá alunos cubanos para dar continuidade ao projeto.

Não foi divulgado o valor que a Rússia irá desembolsar para a construção do parque tecnológico. Entretanto, o Kremlin já havia dito que pretendia ajudar o país caribenho a modernizar sua tecnologia militar e armamentista e anunciou um crédito de mais de 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 5,1 milhões) para Havana para auxiliar na geração de energia na ilha.

CEA+/FlickrCC


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.