1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

10anos preparativos psolBrasil - Diário Liberdade - PSOL comemora 10 anos de vida com Sessão Solene e Exposição na Câmara dos Deputados, em Brasília.


Foto: preparativos para o evento na Câmara dos Deputados. Por Liderença do PSOL.

Segundo o site do partido, o PSOL - Partido Socialismo e Liberdade - começou a nascer em dezembro de 2003, quando os deputados João Fontes e João Batista Babá, a deputada Luciana Genro e a senadora Heloísa Helena foram expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT), no início do governo Lula. Juntos com outros militantes, eles se organizaram e, em julho de 2004, criaram o partido. Mas foi só no dia 15 de setembro de 2005 que o PSOL foi legalizado junto à justiça eleitoral.

Depois de legalizado, ainda em 2005, outros parlamentares ingressaram no PSOL: entre eles os então deputados federais Ivan Valente, Chico Alencar, Maninha e João Alfredo; os deputados estaduais Afrânio Boppré, Randolfe Rodrigues, Carlos Gianazzi e Brice Bragato, além de personalidades, militantes e intelectuais, como Plínio de Arruda Sampaio e Marcelo Freixo.

Para comemorar os 10 anos de vida, o PSOL realiza amanhã, 15 de setembro, Sessão Solene na Câmara dos Deputados. Também será aberta exposição e lançada a publicação “10 Anos do PSOL”.

Leia mais:

Milton Temer: Nascimento do PSOL - Parece que foi ontem

Juliano Medeiros: Por uma história do PSOL

Lucina Genro: 'O desafio do PSOL é conseguir constituir um terceiro campo na política nacional'

O site da Câmara, em texto sobre o evento, destaca que “nesses dez anos, o partido ficou conhecido por ações como a CPI das Milícias, no Rio de Janeiro; as CPIs da Dívida Pública, do Trabalho Escravo e do Tráfico Humano; a árdua luta pelo meio ambiente, contra a MP da grilagem e contra o Código Florestal, a luta pelos 10% do PIB para a Educação, a defesa do casamento civil igualitário, dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais”.

Para Juliano Medeiros, secretário de comunicação do partido e colunista do Diário Liberdade, “o PSOL chega aos seus dez anos mostrando um considerável crescimento. Representando bandeiras abandonadas por outros partidos considerados de esquerda, o partido se afirma como alternativa à polarização entre governo [Dilma, do Partido dos Trabalhadores] e oposição conservadora dos últimos anos. A oposição do PSOL aos governos petistas se distingue daquela que, na Câmara dos Deputados ou na sociedade brasileira, representa o retrocesso em relação aos tímidos avanços sociais assegurados na última década”.

psol 10 anosAlém da defesa dos direitos sociais e contra a agenda conservadora que ganha força atualmente, o PSOL tem apontado alternativas para o Brasil. Na economia defende a mudança da atual política econômica com a auditória da dívida pública, a redução dos juros, a taxação das grandes fortunas e a reforma tributária e fiscal no sentido de desonerar os mais pobres e cobrar dos mais ricos. Na política, o partido aposta em uma reforma que retire a influência do poder econômico sobre o sistema político e a democratização do próprio regime político. Na gestão do estado brasileiro, o PSOL defende a construção de mecanismos de participação popular e democracia direta que aproximem o Estado das pessoas e assegure instrumentos de fiscalização por parte do povo.

Foto: 2007 - manifestação contra a corrupção. Por Liderença do PSOL.

Serviço:

- Sessão Solene em Homenagem aos 10 anos do PSOL: Plenário Ulysses Guimarães, dia 15/09, às 9h. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara.

- Exposição em Homenagem aos 10 anos do PSOL em quatro eixos - 1º) Origens do Partido; 2º) Principais batalhas travadas no Congresso Nacional; 3º) Eleições onde foram eleitos os deputados e senadores; 4º) Epílogo, formado pelos prêmios recebidos pela bancada e menções honrosas: Espaço Mário Covas. Inauguração no dia 15/09, às 11h. A exposição acontece até o dia 25/09.

Acompanhe mais detalhes sobre as comemorações no evento no Facebook.

Com informações do site do PSOL e do site da Câmara dos Deputados. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.