1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Donostia 1221Eleak 9ak libreEuskal Herria - ASEH - No dia 17 de Maio começa na Audiência Nacional espanhola o julgamento de nove bascos acusados de integrar a direcção do Ekin e para quem o Ministério Público pede penas entre os nove e os 15 anos de cadeia.


Tendo em conta que o julgamento se aproxima, estas nove pessoas e membros do Eleak-Libre deram uma conferência de imprensa no passado dia 15, em Donostia, na qual revelaram detalhes do processo e apresentaram a campanha social de denúncia e solidariedade que terá lugar nos próximos meses.

Na ocasião, sublinharam que este julgamento «se baseia numa estratégia de perseguição política» e que os arguidos foram torturados durante o período de detenção. Para denunciar este processo, vão pôr em marcha uma dinâmica a que chamaram «Basque Lives Matter», uma adaptação da iniciativa «Black Lives Matter» (as vidas dos negros importam), levada a cabo pela comunidade negra dos EUA contra a repressão policial e em defesa dos seus direitos fundamentais e liberdades básicas.

Além de divulgarem um vídeo, vão solicitar a diversas instituições e organizações que se posicionem, vão apresentar moções em municípios, promover a realização de mobilizações e apresentar um manifesto em defesa dos direitos civis e políticos. Na Faculdade de Direito da Universidade do País Basco, haverá mesas-redondas sobre os macro processos e a tortura, em que participarão Paco Etxeberria, Lorea Bilbao, Jon Mirena Landa e Iñigo Iruin, entre outros.

Os arguidos no processo são Egoitz Garmendia, Erika Bilbao, Sandra Barrenetxea, Ugaitz Elizaran, Urko Aierbe Sarasola, Rosa Iriarte, Joxe Aldasoro, Aniaitz Ariznabarreta e Eneko Compains, que foram presos e torturados em Setembro de 2010.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.