1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

271215 portascoelhoPortugal - Esquerda - Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos veio denunciar publicamente que o Norte do país não tem radiologistas a partir das 24h, mesmo no caso de hospitais considerados ‘final de linha’ e/ou com urgência polivalente.


 Esta situação era do conhecimento da anterior tutela, no entanto, e mais uma vez, o Governo PSD/CDS nada fez para a resolver. Bloco reclama imediata resolução deste problema.

O Governo PSD/CDS aplicou o seu programa de austeridade durante 4 anos, o que se traduziu em cortes cegos nas áreas e serviços públicos mais necessários às populações.

Na Saúde são conhecidos cada vez mais exemplos onde falta capacidade para dar uma resposta pronta e imediata a determinados casos. Essa incapacidade é consequência da deterioração das condições de trabalho dos profissionais e de cortes no funcionamento dos serviços.

O Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos veio denunciar publicamente que o Norte do país não tem radiologistas a partir das 24h, mesmo no caso de hospitais considerados ‘final de linha’ e/ou com urgência polivalente (como o Hospital Santo António, o Hospital S. João ou o Hospital de Gaia).

Esta situação é gravíssima porque a partir da meia noite nenhum destes hospitais está em condições de recorrer a meios complementares de diagnóstico que podem ser essenciais para um melhor e acertado diagnóstico. Em muitos casos, os hospitais recorrem à telerradiologia, uma alternativa de recurso e que apresenta muitas limitações.

As consequências da falta de radiologistas durante as madrugadas na região Norte do país podem ser muitas e de enorme gravidade para os doentes: erros ou atrasos nos diagnósticos, o que pode impedir que os hospitais e as suas equipas médicas respondam com prontidão a situações urgentes e emergentes.

Esta situação era do conhecimento da anterior tutela, no entanto, e mais uma vez, o Governo PSD/CDS nada fez para a resolver. O Bloco de Esquerda considera que a falta de radiologistas no Norte durante a madrugada diminui a capacidade de resposta do SNS e pode colocar em risco os doentes urgentes e emergentes, pelo que é necessária a imediata resolução deste problema.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.