1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

171015 fnacPortugal - Avante! - Nos últimos tempos, a FNAC tem vindo a desenvolver entre o seu pessoal uma política de pressão, em quase todas a lojas do País, assediando trabalhadores para reduzirem a duração do trabalho, de 40 para 20 horas semanais, e com isso reduzir os salários, como aconteceu no Porto e Grande Porto.


A denúncia pública foi feita na segunda-feira, dia 12, pela Direcção Regional do Porto, Vila Real e Bragança do Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), que promoveu um protesto frente à loja da FNAC na Rua de Santa Catarina, em plena baixa portuense.

No comunicado que distribuiu à população e aos jornalistas, o sindicato recorda que, «devido às políticas desenvolvidas nos últimos anos pelo Governo PSD/CDS, os salários foram drasticamente reduzidos», pelo que «alguns trabalhadores não aceitaram tal proposta». «A empresa, como castigo», está a transferir os trabalhadores para outras lojas, «criando-lhes sérias dificuldades, alterando-lhes horários de trabalho e empurrando-os para lojas longe da sua residência».

É citado o caso de um trabalhador, há cerca de dez anos na loja de Vila Nova de Gaia, que iria ser transferido hoje, dia 15, para a loja no Mar Shopping, em Leça da Palmeira, «só porque mantém a carga horária de trabalho semanal». O CESP acusa que a FNAC pretende assim «pressionar o trabalhador a desistir dos seus direitos e a rescindir o seu contrato de trabalho». Na loja de Santa Catarina «vários trabalhadores, só porque não aceitaram reduzir a carga horária, foram transferidos para outras lojas», o que é considera pelo sindicato como «assédio» e «uma violação clara das normas constitucionais».

«Este comportamento da FNAC em Portugal só é possível porque tem a cobertura política do Governo ainda em funções», acusa o CESP, que iria solicitar a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho e apresentar queixa ao Provedor de Justiça.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.