1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

19219654125 3b51844593 zEstados Unidos - Opera Mundi - O pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos Bernie Sanders disse nesta segunda-feira (18/04) que a política intervencionista de seu país na América Latina deve terminar para iniciar um novo período baseado no "respeito mútuo".


Bernie Sanders, candidato democrata à presidência dos EUA. Foto: Marc Nozell (CC BY-NC 2.0)

"Os Estados Unidos não podem continuar intervindo na América Latina e derrubando governos ou tentando desestabilizá-los por razões econômicas", acrescentou o pré-candidato em uma conversa com o vocalista do grupo porto-riquenho Calle 13, René Pérez “Residente”, cujo vídeo foi publicado na página de Sanders no Facebook.

"Temos que ser honestos. A história dos Estados Unidos em relação à América Latina foi a de uma nação poderosa, com o exército mais forte do mundo, dizendo: 'Não gostamos deste governo, vamos derrubá-lo'", disse o senador pelo estado de Vermont, acrescentando que "caos" e "massacres" sucederam esses golpes de Estado. "O futuro de cada país deve ser decido por seu povo, não pelos Estados Unidos", afirmou.

Sanders, que concorre com a ex-secretária de Estado Hillary Clinton pela candidatura democrata à Presidência dos EUA, afirmou que se chegar à Casa Branca fomentará "uma nova relação (com a América Latina) baseada no respeito mútuo" e criticou a atual administração do presidente Barack Obama por não ter feito o mesmo.

O vocalista do Calle 13 comentou sobre a relação de Hillary com o ex-secretário de Estado Henry Kissinger, que é apontado como um dos responsáveis por promover os golpes militares dos anos 1970 no Cone Sul: "Não compreendo como um latino pode apoiar a mesma candidata que apoia Kissinger, que tanto prejuízo causou para a América Latina".

Sanders se mostrou de acordo com o vocalista porto-riquenho ao confirmar que Kissinger “causou prejuízo” à América Latina. O pré-candidato se referiu especificamente ao golpe de Estado contra Salvador Allende no Chile, em 1973. "Não é um segredo que Allende foi derrubado pela CIA e que após isso surgiu um governo neofascista que foi responsável pelo assassinato de milhares de pessoas. Isso é inaceitável", disse Sanders.

O pré-candidato também mencionou sua viagem à Nicarágua durante os anos 1980 para mostrar sua rejeição ao apoio dos Estados Unidos e do presidente Ronald Reagan aos Contras, um grupo armado financiado pelo governo norte-americano para lutar contra a Revolução Sandinista.

Entre outros temas, Sanders se mostrou contrário à vigilância indiscriminada perpetrada pela NSA (Agência Nacional de Segurança) dos EUA e por corporações, “que mantêm registros de tudo que fazemos”, afirmou. O pré-candidato também se mostrou favorável a tornar Porto Rico um Estado de pleno direito dos EUA, já que atualmente é um Estado Livre Associado, e de promover um referendo para que seus cidadãos possam decidir sobre o status político da ilha, com a independência entre as opções.

Bernie Sanders e Hillary Clinton se enfrentam nesta terça-feira (19/04) nas primárias do Estado de Nova York, nas quais Hillary parte como favorita, segundo a maioria das pesquisas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.