1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

140210_antinazis.jpgLibrered.net - 10.000 pessoas, no mínimo, concentraram-se na cidade alemã de Dresde neste sábado para impedir a ao redor de 5.000 neonazis chegar ao centro da cidade e representar um acto comemorativo do 65 aniversário do bombardeio aliado sobre Dresde durante a Segunda Guerra Mundial.


A Polícia local informou de sete detenções, bem como de confrontos isolados entre as duas facções e alguns incidentes que obrigaram às forças da ordem a utilizar canhões de água para dissolver aos manifestantes. ??“Deter marcha-a nazista foi um grande sucesso para a Aliança por um Dresde Livre de Nazistas (…).

Não foi fácil, houve gente que resultou ferida por ataques de nazistas e fazia um frio horrível, mas valeu a pena”, assinalou uma porta-voz da aliança, Lena Roth. ??“Estamos aqui reunidos para recordar um dos maiores crimes da Segunda Guerra Mundial”, declarou o vice-presidente do grupo ultra-direitista Juventude Nacional da Alemanha do Leste (JNE), Kai Pfuerstinger; grupo que depende do Partido Nacional Democrático da Alemanha (NPD), organizador da marcha neonazi. ??

Desde há alguns anos a cada 13 de fevereiro grupos neonazis chegados de vários países reúnem-se para comemorar o aniversário do bombardeio aliado sobre Dresde durante a Segunda Guerra Mundial, que se cobrou 25.000 vidas e deixou em ruínas a cidade, um acontecimento que estes grupos têm denominado “a Hiroshima alemã”. ??O facto de que a manifestação ultra-direitista tenha sido uma marcha autorizada levantou um debate público na Alemanha, conquanto, a Polícia alemã enviou a Dresde 5.000 efectivos e se reservou o direito de alterar a rota dos manifestantes para evitar confrontos com grupos opositores.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.