1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

190911_tijolosAngola - Jornal de Angola - Construir no Uíge está cada vez mais difícil. Nos últimos meses, a província registou uma subida vertiginosa dos preços dos materiais de construção, nos pontos de venda habituais, onde as empreiteiras e pessoas singulares adquirem o material para erguerem moradias, estabelecimentos comerciais e outras infra-estruturas sociais.


Até Julho deste ano, uma chapa de zinco, por exemplo, custava 650 kwanzas, encontrando-se actualmente, no famosíssimo quintalão do bairro Quixicongo, a 1.300. A situação deixa preocupados os cidadãos residentes na província, cada vez mais interessados em possuírem casa própria, mas a esquivarem-se dos valores altíssimos no arrendamento de imóveis, sobretudo na cidade do Uíge e arredores.

"Os preços dos materiais de construção, particularmente as chapas de zinco, estão muito elevados. Para muitos desempregados, como eu, é preciso um milagre para se conseguir juntar dinheiro para comprar 20 folhas de chapa", disse Zelha Malungo, que está a construir a sua residência no município do Uíge.

Os principais materiais necessários para a construção de casas de média e baixa renda, projectadas no programa habitacional do Executivo, como chapas de zinco onduladas e caneladas, tintas, cimento, e outros, são encontrados em poucas quantidades em lojas ou armazéns, factor que está a influenciar a subida dos preços dos mesmos.

João Manuel, vendedor do mercado do Quixicongo, comercializa portas e janelas de madeira, chapas, ferros, entre outros materiais. O jovem diz que a subida de preços se deve à escassez dos mesmos na província.

"O preço dos artigos de construção sofreu uma certa alteração, nos últimos tempos, porque há pouco material no mercado e a procura é superior à oferta", referiu.

Actualmente, as chapas de zinco onduladas estão a ser comercializadas a 1.300 kwanzas e as caneladas dois mil. Um varão de 10 milímetros varia entre 1.800 e dois mil kwanzas.

Um funcionário das Organizações Wamba, uma das maiores empresas de comercialização de materiais de construção civil da província, referiu que as chapas de losalite, mosaicos e tintas, são as que mais faltam no mercado local, por isso é que os preços estão cada vez mais alto.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.