1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ddbdd118e903538ab0c3cf0a189f3297 783x450Portugal - O Diário - A eleição de Marcelo Rebelo de Sousa (foto) à primeira volta é um muito preocupante resultado.


A Presidência da República continuará a ser assumida por um personagem da direita. Agora por alguém cujo passado de ligação ao regime fascista e de combate ao Portugal de Abril se conjuga com uma habilidade para a intriga política incomparavelmente superior à de Cavaco Silva.

O balanço destas eleições exige uma profunda reflexão crítica acerca de como foi possível este sucesso da direita. Sucesso que não pode ser apenas atribuído aos factores que o favoreceram, mas também à ineficácia dos que o tentaram evitar.

Esta eleição é a preocupante conclusão de uma campanha eleitoral que manifesta novos traços de uma crise política e democrática. Uma campanha em geral desprovida de real conteúdo político, conduzida - no fundamental e para a grande maioria dos candidatos - através da construção de personagens cuja ligação ao país e aos portugueses ou não existe ou é essencialmente mediática. Um espectáculo que permitiu que vários candidatos mentissem, ocultassem comportamentos e compromissos, formulassem impunemente as maiores e mais reaccionárias enormidades. Um espectáculo que permitiu, desde o início, esconder o perigo real que representaria a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa, e que constituiu um elemento central do seu sucesso. E que penalizou severamente a única candidatura que procurou apontar os riscos em causa.

O primeiro cargo do Estado foi entregue, pelo voto, a um personagem de ficção. Para mal do povo português, o desempenho do cargo irá colocar em evidência o personagem real.

Os Editores de odiario.info


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.