1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

241215 blindadosMapuche - Resumen Latinoamericano - Os aterrorizantes blindados franceses que suportam uma metralhadora 12 mm e que pretendem trazer paz nas terras mapuche.


Os veículos de “defesa”, que serão 12, estão avaliados em cerca de 4,5 milhões de dólares, mais de 3.200 milhões de pesos chilenos.

– Por que o Governo investe em armas repressivas ao invés de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa zona?

Custa acreditar, mas é verdade. O Governo gastou 4,5 milhões de dólares, cerca de 3.200 milhões de pesos chilenos, na aquisição de 12 veículos blindados de última geração, o que aumenta a repressiva militarização nas terras mapuche. Este valor supera o custo estimado do hospital que será construído em Lonquimay e que terá 6.000 metros quadrados.

Por que o Governo investe em armas repressivas ao invés de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa zona? É parte do diálogo ou o tratamento que o Governo promete ao povo mapuche? As respostas têm que relação com o fato de os políticos estarem protegendo os interesses do grande empresariado à vista do povo.

O ministro do Interior, Jorge Burgos, apresentou com bumbos e pratos no Grupo de Formação de Carabineros, em Temuco, cinco destes aterrorizantes veículos blindados que serão distribuídos em diferentes pontos da região da La Araucanía.

O Dagger é um veículo de apoio tático de última geração fabricado pela empresa francesa Panhard, propriedade da também francesa Renault. É capaz de carregar uma metralhadora de 7,62 ou 12,7 mm (montada em um anel com operador ou controlada a distância). Também pode ser configurada para lançar granadas de forma unitária ou com múltiplos projéteis, tem um sistema de gestão de combate, sistema de vigilância perimetral, postos de disparo para seus ocupantes (que podem ser um mínimo de dois e máximo de quatro soldados), extrator de fumaça e sistema para cortas cabos. Além disso, sua blindagem o protege de minas explosivas, é antifoguete e suas grades são anti-RPG7 (o lança-foguetes antitanque).

Estes veículos, que pesam 5,5 toneladas, também podem ser transferidos por ar, alcançar 110 km/h, render 800 km sem recarregar combustível (autonomia) e se adaptam a qualquer terreno (ver fotos aqui). Já dois operando na Região do Bío bío e estes serão destinados ao subcomissariado de Pidima, na província do Malleco, cujas terras estão habitadas por dezenas de comunidades mapuche que só querem paz, porém que hoje recebem estes monstros que ameaçam com repressão seu povo em prol dos interesses do latifúndio.

16/12/15.

Fonte original: El Ciudadano.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.