1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

290116 obCuba - Opera Mundi - Ações facilitarão comércio e turismo entre os dois países; 'regime de medidas punitivas segue intacto', diz agência estatal cubana


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (26) novas medidas que permitirão que os EUA exportem uma série de bens e serviços para Cuba e facilitarão o turismo entre os dois países. As emendas ao bloqueio econômico entrarão em vigor já nesta quarta-feira (27), com sua publicação no Registro Federal dos EUA, equivalente ao Diário Oficial.

A agência estatal de notícias de Cuba Prensa Latina destacou que as medidas anunciadas nesta terça irão facilitar o pagamento de exportações e viagens, mas ressaltou que “o corpo principal do regime de medidas punitivas segue intacto”.

Com as medidas, empresas e bancos norte-americanos poderão oferecer crédito para a exportação de produtos não agrícolas para Cuba. Anteriormente, a transação de bens norte-americanos para a ilha precisava ou passar por um terceiro país ou ser paga antecipadamente. O Departamento de Comércio dos EUA afirmou que serão permitidas exportações para agências estatais cubanas, nos casos em que avalie que a população da ilha será beneficiada.

Segundo o Departamento de Tesouro, transações de bens e serviços com o governo cubano nos setores de educação, saúde pública, processamento de alimentos, infraestrutura, transporte público e preservação do patrimônio histórico não serão analisadas caso a caso.

“Essas emendas irão retirar restrições de prazos de pagamento e financiamento para a exportação de itens que não sejam agrícolas ou commodities para Cuba”, declararam em nota os Departamentos de Tesouro e de Comércio dos EUA. Os bens de procedência agrícola são proibidos pelo bloqueio.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.