1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Pueblo Chavista maringoniVenezuela - Diário liberdade - [Gilberto Maringoni] Alguns palpites sobre as eleições venezuelanas (06/12):


Foto: Manifestação chavista. Por Arquivo/PSUV.

1. A derrota do chavismo na Venezuela é daqueles acontecimentos políticos cuja avaliação se estenderá por meses. As lições da perda da maioria na Assembleia Nacional apontam para dramática perspectiva no referendo revogatório – mecanismo democrático inscrito na Carta Magna do país, desde 1999 – que terá lugar em 2016.

2. A Venezuela foi palco do mais exuberante processo de negação do neoliberalismo no quadro sulamericano. Foi também o primeiro país a eleger um governante de esquerda, em uma onda que exibiu líderes de variadas matizes progressistas, como Evo Morales, Rafael Correa, Pepe Mujica, o casal Kirchner e – mais ao centro – Lula e Dilma, no Brasil.

3. Esses processos embutiram uma novidade em experimentos à esquerda. Conseguiram combinar um quadro de reformas sociais e expansão econômica. Ao contrário de situações mais radicais, como na Rússia dos anos 1920 ou na China na década de 1950, foram dinâmicas que lograram de imediato melhorar a vida de suas populações.

4. A vida ganhou qualidade na América do Sul em geral, mas de forma mais acentuada nesses lugares. O motor da expansão e de um breve interregno desenvolvimentista foi impulsionado pela demanda externa por commodities, como se sabe. O salário real aumentou, bem como as taxas de emprego e crédito. Uma alta do consumo de bens duráveis – em especial entre 2005-10 – foi a expressão maior desses tempos.

5. Na Venezuela, na Bolívia e no Equador, a vida democrática foi potencializada por mudanças reais na seara institucional. Novos pactos de convivência cidadã se expressaram na reconstitucionalização dos países, com ampliação de direitos e garantias, especialmente para os setores mais pobres e vulneráveis.

Leia mais:

Uma derrota, mas não o fim da Revolução Bolivariana

O que a oposição venezuelana fará na Assembleia Nacional

Revolução Bolivariana na encruzilhada

6. A força motriz do alargamento da democracia foi a percepção de mudanças na vida cotidiana de cada um. A mola mestra das derrotas que vêm acontecendo na Argentina, na Venezuela e – prevê-se – no Brasil embutem a mesma lógica em sentido inverso. Com a sensação de piora na qualidade de vida, o desejo de negação de "tudo o que está ai" torna-se força politica objetiva.

7. Com todos os avanços dos últimos 17 anos, a Venezuela – e os demais países – não alteraram sua inserção no mundo globalizado. Reafirmamos uma sina que nos persegue ao longo dos últimos cem anos: somos fornecedores de matérias primas e importadores de bens duráveis e de capital.

8. No caso venezuelano, o petróleo respondia por 95% da pauta exportadora no final dos anos 1990. Hoje, o produto atende 97% dessa agenda.

9. Com a queda acentuada dos preços nos últimos anos – hoje, o produto é cotado a menos de um terço do preço de 2007 – a situação tornou-se dramática.

10. Para resumir, em um país no qual a arrecadação fiscal soma pouco mais de 10% do PIB – no Brasil representa 36% - o óleo negro é a garantia primeira e última do financiamento do Estado. Não há indústrias e nem diversificação produtiva que possa garantir o bom desempenho das contas públicas. Venezuela é sinônimo de petróleo.

11. Por que o chavismo, em seu auge – entre 2005-10 – não logrou expandir a economia para outros ramos de atividade? Essa é a questão central a ser colocada.

12. Isso demandaria um esforço brutal por parte do Estado, uma vez que a Venezuela tem uma economia pequena, em termos relativos, e um mercado interno também diminuto. Qualquer investimento de monta tem de ser feito pelo poder público.

13. Mesmo assim, investir em industrialização representaria desviar um montante de capital aplicado em programas sociais e em outras esferas da economia, com retorno extremamente lento. É muito mais barato importar automóveis e eletroeletrônicos do que colocar fábricas de pé, investir em tecnologia em negócios cujo prazo de maturação se estenderiam por mais de uma década.

14. Evidentemente que não são apenas objetivas as causas da derrota desse fim de semana. A liderança de Nicolas Maduro – menos expressiva do que a de Hugo Chávez – também conta. Situações como escassez de gêneros de primeira necessidade – expressão da crise cambial crônica – e aumento da violência pesam e muito na definição de voto.

15. O exame dos mapas eleitorais ajudará a entender a extensão da derrota. É bem possível que quem tenha dado a vitória à direita sejam os setores mais pobres, históricos apoiadores do chavismo.

Leia também: O futuro do Chavismo na Venezuela: entrevista com Gilberto Maringoni [2013]

16. Será possível reverter o quadro em favor do governo Maduro? Parece difícil, uma vez que o motor da expansão interna, a demanda de fora, como já falado, permanece em retração.

17. Mesmo assim, a vida política venezuelana da última década e meia servirá como ponto de apoio para uma futura retomada do impulso à esquerda. Enquanto isso, as praças financeiras do mundo comemoram.

Gilberto Marongoni é historiador, jornalista e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC). É autor de dois livros sobre o país: 'Venezuela que se inventa’ (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004) e de ‘A revolução venezuelana’ (Editora Unesp, 2009).

Retirado do facebook do autor.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.