1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

231210_blecuaEstado espanhol - PGL - Também defendeu o sistema de normalização linguística da Catalunha


O novo diretor da Real Academia Espanhola, José Manuel Blecua, afirmou ser favorável à imersão linguística nas outras línguas do estado espanhol, a fim de lograr a sobrevivência destes idiomas face à pressão do castelhano.

Em declarações que recolheram diferentes meios de comunicação, Blecua supreendeu com um discurso menos fanático e totalitário que precedentes seus. O novo responsável da RAE, que leva 50 anos a morar na Catalunha, reconheceu não ter «o mais mínimo problema», e sentenciou que «o catalão deve sobreviver. Não se trata de viver, mas sobreviver, e a imersão linguística é das poucas cousas que lho permitem fazer».

Continuando com o caso catalão, mas extensível ao resto de línguas do estado, Blecua afirmou que «por desgraça, pode-se passear polas ruas e ver um jornal em catalão e dúzias em castelhano. Entramos na internet e acontece o mesmo: há mais de mil jornais em espanhol». Noutras palavras, «a pressão é muito grande». Ainda, defendeu o modelo normalizador, muito critidado polos setores mais extremistas do espanholismo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.