1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Bruno Carvalho

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Contra-ataque

Spinning

Bruno Carvalho - Publicado: Sábado, 13 Fevereiro 2016 14:03

No dia 22 de Janeiro, o PSD e o CDS apresentaram uma proposta no plenário da Assembleia da República para a realização de uma auditoria externa ao Banif.


O BE, pela voz de Mariana Mortágua, logo a seguir, afirmou que "a primeira iniciativa que o BE vai ter depois de constituída a comissão de inquérito é propor a realização de uma auditoria externa." O PCP falou pouco depois e afirmou que não estava disponível para encomendar "auditorias externas" que viessem a condicionar o trabalho da comissão de inquérito e que seriam feitas pelas mesmas empresas que são peritas em esconder a verdade. E o PCP disse mais: que rejeitaria essa proposta, fosse quem fosse que a apresentasse.

O PS mostrou indisponibilidade para aceitar a realização de uma auditoria externa ao Banif. Na verdade, uma auditoria externa é realizada pelas empresas que ao longo dos anos fizeram a avalização das contas do Banif, bem como de todos os outros bancos e grandes empresas portuguesas. O PSD, CDS e BE queriam assim deixar nas mãos de uma empresa privada habituada e especializada em manipular factos e esconder a realidade. Felizmente, o BE percebeu que tal proposta não fazia sentido e aceitou assinar uma proposta conjunta com o PS e o PCP para, em vez de uma auditoria externa, a Comissão de Inquérito pudesse recorrer à Unidade Técnica de Apoio Orçamental (unidade da própria Assembleia da República) sempre que a complexidade técnica dos assuntos a tratar pela comissão o exigisse. Foi o Grupo Parlamentar do PS que apresentou a proposta à Comissão.

O Jornal de Negócios resumiu todo este processo da seguinte forma: Mariana Mortágua quer UTAO a dar apoio à comissão de inquérito. Logo a seguir, alterou dizendo que o PS é que tomou essa iniciativa mas insistindo na ideia de que o BE é que propôs e anunciou. Ao mesmo tempo, o Jornal de Negócios não se limita a esconder a reviravolta do BE, mas vai ao ponto de mentir e dizer que o BE é que anunciou a proposta e que essa é da sua autoria. Mas o mais grave é que a notícia que o Jornal de Negócios faz não é sobre a Comissão de Inquérito, é sobre o BE na Comissão de Inquérito. E faz disso notícia, mentindo.  A questão da realização ou não de uma auditoria e de o BE ter desistido é completamente secundária, mas a forma como a comunicação social começa a mentir para manter a sua campanha publicitária de apoio ao BE é bastante ilustrativa dos procedimentos utilizados para que a percepção pública sobre o trabalho parlamentar seja completamente distorcida. Recordemos que apesar do BE ter votado favoravelmente as três partes do relatório da Comissão de Inquérito ao BES e de se ter abstido na votação final - ao contrário do PCP que votou contra - não deixou de ser promovido como a força política que enfrentou os grandes grupos financeiros

"Em relações públicas, spin é uma forma de propaganda, concretizada através da difusão de uma interpretação manipulada de um evento ou de campanhas para persuasão da opinião pública a favor ou contra qualquer organização ou figura pública. Enquanto as formas tradicionais de relações públicas podem assentar na apresentação criativa dos factos, o spin geralmente utiliza artifícios ardilosos, sem franqueza, enganosos e altamente manipuladores."

Tradução minha de William Safire, New York Times, December 22, 1996.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.