1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Maria PrestesBrasil - Diário Liberdade - A polêmica vem de uma foto em que Maria Prestes e seu filho Luiz Carlos Prestes Filho aparecem ao lado do Capitão Guimarães, em atitude amigável, no camarote da Liga das Escolas, na Sapucaí. O bicheiro, quem serviu no Doi-Codi durante a ditadura e é citado como torturador no relatório da Comissão da Verdade, recebeu mesmo louvas da viúva do líder comunista.


Foto de TV Brasil (CC BY 3.0 br) - Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes.

Repúdio de entidades progressistas pelos direitos humanos e a democracia

Entidades como o carioca Centro Cultural Antônio Carlos Carvalho (CeCAC), cujo objetivo é "resgatar e incentivar a trajetória de lutas populares pela democracia, pelo progresso social, científico e cultural", têm difundido a iniciativa "em defesa do legado revolucionário de Luiz Carlos Prestes, patrimônio da história de lutas do povo brasileiro e contra a utilização para a sabujice diante de torturadores e contraventores do nome e do legado do Cavaleiro da Esperança, que teve toda uma vida marcada pela integridade".

A petição pública age "diante do comportamento lamentável e indigno de Luiz Carlos Ribeiro Prestes, filho de Luiz Carlos Prestes, que juntamente com sua progenitora faz a apologia de conhecidos contraventores ligados ao jogo do bicho e comprometidos com a repressão durante os anos da ditadura civil-militar que infelicitou nosso país"

Criticam que se deixassem "inclusive fotografar abraçados a torturadores denunciados pela Comissão da Verdade, como é o caso do Capitão Guimarães" e por isso explicam que "companheiros, amigos e admiradores do Cavaleiro da Esperança" repudiam "publicamente semelhantes atitudes de afronta à memória e ao legado revolucionário e de honestidade desse grande brasileiro".

A petição pública pode ser assinada neste link.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.