1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

informativo psuv 1Venezuela - Analise Vermelha - [Vinicius Fernandes - 08/12/15] No ultimo dia 6 de dezembro aconteceram as eleições para a assembleia nacional na Venezuela, e os resultados foram duros contra o governo e o processo de luta que esta havendo. Com 107 deputados, a oposição aglutinada na MUD (oposição da direita e extrema-direita), conseguiu a maioria necessária para comandar a assembleia, os oficialistas do GPP( Coalização do governo) elegeram 55 deputados, 3 vagas sãos de representantes das organizações indigênas, a assembleia nacional é formada por 167 deputados.


Foto: capa do jornal CuatroF, edição 54, fazendo referência a III Congresso do PSUV.

Muitas analises tem sido feitas sobre esse evento, aparentemente não surpreendeu o fato da oposição eleger mais deputados que o governo, já que algumas pesquisas, mesmo contratadas pelo chavismo, mostravam uma situação desfavorável. Não é para menos, anos de guerra econômica por parte da direita, escondendo alimentos, medicamentos e inclusive praticando sabotagens contra o sistema elétrico cansaram a população.

Claro, que o governo cometeu erros e eles não devem ser escondidos ou mesmo amenizados em momento algum, muito menos agora depois de uma derrota preocupante, que demonstra algumas decisões erradas que estavam sendo tomadas, principalmente no se refere a moderação contra a direita e a guerra econômica praticada por ela. O governo deve aprofundar o processo de transformação, e para isso, aumentar as expropriações, e o poder de intervenção dos trabalhadores não só na ação, mas na administração de tais intervenções é fundamental.

O governo também teve um revez econômico forte nos ultimos dois anos, a queda do preço do petróleo, de 100 dólares o barril esta em 34, isso prejudica muito o planejamento e o investimento por parte do Estado, não nas áreas sociais, já que mesmo com essa queda no preço do petróleo o governo não só manteve, como aumentou o pressuposto para 2016 nos programas sociais e no investimento nos setores públicos, como educação, saúde, cultura, comunas etc. Porém em áreas como infraestrutura por exemplo, acaba sendo prejudicada para os próximos anos e mesmo a industrialização nacional por não ter dinheiro suficiente.

Um dia depois da derrota, 7 de dezembro, o presidente Nicolas Maduro, convocou diversos eventos para que se faça uma critica e autocritica das situações que levaram a derrota, não só pelo seu partido PSUV, chamando um congresso extraordinário com 980 delegados, mas também da coalização do governo no GPP( Grande pólo patriótico) e dos conselhos das comunas, da juventude, mulheres, camponeses, operários.

Isso é uma ação primordial para se começar reorganização das forças sociais para o próximo período de luta que virá no próximo ano, com uma nova correlação de forças no parlamento e desafios antes não enfrentados com uma maioria oposicionista não só conservadora, mas golpista e fascista, como ficou claro nas guarimbas de 2014 no qual 43 pessoas foram assassinadas.

A direita venezuelana não só comemora, mas já tem planejado seus primeiros atos como maioria na assembleia nacional, percebe-se que seus financiadores, que além do imperialismo é a burguesia nacional, querem um serviço rápido para poderem ter maiores lucros logo, já que com a atual politica não tem sido possível, pois apesar da especulação, do contrabando e das diversas sabotagens econômicas, o governo ainda esta de pé, apesar dos problemas, a politica golpista é rechaçada, agora com maioria parlamentar, tentaram por via ''legal''.

De qualquer forma, há muitas analises para serem feitas, principalmente da base social chavista e dos movimentos que a mantém, toda essa dinâmica já esta acontecendo e nos próximos dias veremos mais resoluções nesse sentido. Sabendo das dificuldades que irá enfrentar, o governo bolivariano sabe que precisará do apoio das suas forças sociais para que, por via da democracia direta, possa conseguir aprovar projetos e planos estratégicos para o país, e também claro, para combater a politica entreguista que a oposição reacionária prepara.

Só com o aprofundamento do processo bolivariano é que não só o governo, mas os trabalhadores, a juventude e os camponeses poderão ter suas conquistas até o momento garantidas, e aprofunda-las, com mais autonomia e radicalidade, não serão os neoliberais que proporcionaram o bem-estar do povo pobre e muito menos sua emancipação, isso será obra da própria classe operária. Apenas dela depende a continuidade ou não de um processo, uma revolução, ou mesmo a contrarrevolução se houver um refluxo.

-Autocritica para aprofundar ainda mais o processo de luta.

-Reorganização e chamamento das bases para se colocar a frente dessa nova etapa.

-Objetivos claros, e radicalização nas ações contra a burguesia e a direita.

Deixarei aqui alguns links sobre os próximos passos que estão sendo planejados, tanto por parte do governo, como da oposição.

Maduro:

http://www.vtv.gob.ve/articulos/2015/12/07/maduro-acuerda-cruzada-para-fortalecer-movimiento-revolucionario-de-venezuela-cronograma-2909.html 

http://www.telesurtv.net/news/Maduro-analiza-con-su-gabinete-escenario-nacional-tras-comicios-20151207-0050.html 

http://www.vtv.gob.ve/articulos/2015/12/07/maduro-se-reune-con-gobernadores-para-analizar-panorama-nacional-6640.html 

http://www.avn.info.ve/contenido/chavismo-se-declara-di%C3%A1logo-total-pueblo-para-acci%C3%B3n-constructiva 

https://www.youtube.com/watch?v=8Pq53L5Sgsw 

https://www.youtube.com/watch?v=ZkHDCEzaYn4 

https://www.youtube.com/watch?v=1UIuzwF2oko 

Oposição MUD:

http://www.telesurtv.net/news/Que-leyes-populares-amenaza-la-oposicion-venezolana-en-la-AN-20151207-0051.html 

http://www.telesurtv.net/news/Derecha-reconoce-que-la-MUD-no-resolvera-la-situacion-economica-20151207-0029.html 

http://www.telesurtv.net/news/Las-cuatro-mentiras-de-la-oposicion-previo-a-parlamentarias-20151207-0003.html.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.