1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

8459480882 49b1fb5f71 zVenezuela - RT - [Tradução do Diário Liberdade] A comissão de finanças e desenvolvimento econômico da Assembleia Nacional da Venezuela, aprovou o projeto de lei das sementes, destinado a proibir o uso de transgênicos, entre outras medidas.


Foto de Eneas de Troya (CC by/2.0/) - A sombra do milho transgénico.

A iniciativa originou-se em 2013 e foi aprovada em primeira discussão em 2014, nesta segunda-feira foi aprovada em segunda discussão, depois da consulta pública em todo o pais, como estabelece a lei venezuelana. Agora, o projeto passa a plenária da Assembleia Nacional.

A iniciativa composta por 71 artigos, das disposições revogativas e três disposições finais, segundo a rede de comunicação vtv. A normativa tem como objetivo, promover a soberania alimentar nacional, regular a produção da semente hibrida, mas rechaçando a produção, distribuição e importação de sementes transgênicas.

Por outro lado, o projeto de lei de sementes prevê a criação de um sistema nacional de sementes que protegera e controlara as sementes ‘’ com capacidade e força, tanto técnica, como na organização e institucionalmente para prevenir, identificar, detectar, corrigir, evitar e sancionar as violações a esta proibição’’ segundo diz o projeto.

A lei baseia-se no articulo 305 da constituição que estabelece que, o Estado deve promover a agricultura sustentável, como base estratégica do desenvolvimento rural integral, para garantir a segurança alimentar.

Em outubro do ano passado, campesinos, indígenas, ecologistas e distintos movimentos sociais venezuelanos mobilizaram-se em Caracas para defender essa lei, depois de ter sido aprovada em primeira discussão. Todos os participantes daquela manifestação asseguram que a privatização de qualquer tipo de certificação de semente trazem riscos sérios a soberania alimentar da nação.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.