1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

camdenpovertyusEstados Unidos - Opera Mundi - Em algumas regiões do país, adultos de baixa renda têm expectativa de vida similar à de jovens em Ruanda, uma das nações mais pobres do mundo


Foto: Camden, New Jersey/Wikicommons.

A diferença de expectativa de vida entre super-ricos e pobres nos Estados Unidos pode variar em até 15 anos, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11/04). De acordo com o estudo "a Associação entre renda e expectativa de vida nos Estados Unidos”, entre 2001 e 2014, o grupo que compõe os 1% dos norte-americanos com os maiores rendimentos no país viveu 15 anos a mais do que aqueles que formam o conjunto dos 1% mais pobres. No caso das mulheres, essa diferença é de dez anos.

A pesquisa, publicada pelo jornal da Associação Médica Norte-americana, revela que, nesse mesmo período, o grupo dos 5% mais ricos aumentou sua expectativa de vida em 2,34 anos para homens e 2,91 anos para mulheres. Por outro lado, os 5% mais pobres registraram crescimento de apenas 0,32 ano para homens e 0,04 ano para mulheres.

O estudo mostra também que, entre os mais pobres, a expectativa de vida depende da região onde vivem.

Em áreas mais abastadas como Nova York, Los Angeles e Birmingham, no Alabama, os mais pobres vivem tanto quanto seus vizinhos mais ricos. No entanto, em outras áreas, adultos com rendas mais baixas têm a mesma expectativa de vida que jovens de Ruanda, um dos países mais pobres do mundo, onde a média de idade é de 63,5 anos.

As cidades que apresentaram as taxas mais baixas foram Gary, seguida por Indianapolis e Detroit.

“Há uma correlação muito forte entre renda e expectativa de vida”, disse Thomas R. Frieden, diretor dos Centros para Controle de Doenças e Prevenção em entrevista concedida ao jornal New York Times. “No entanto, isso não é inevitável. Há coisas que podem ser feitas para mudar a trajetória de vida das pessoas. O que melhora a saúde em uma comunidade? Isso inclui amplo acesso a oportunidades sociais, educacionais e econômicas”, diz.

O estudo afirma que hábitos mais saudáveis e acesso à saúde pública podem ajudar as pessoas a viverem mais, independente de seus rendimentos.

Exemplos seriam Nova York e Birmingham que vêm investindo em políticas públicas de saúde. Além disso, Nova York possui uma taxa de gastos sociais para habitantes mais pobres e regularizou o uso de gordura trans e o fumo. Já a cidade do Alabama implementou programas de saúde preventiva com vacinações e mamografias em clínicas abertas nos bairros mais pobres entre 1990 e 2000.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.