1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180210_lobo.jpegDL - O Grupo Lobo alerta para o chamado “efeito barreira”, que irá provocar a construção das quatro barragens previstas para o Alto Tâmega, pondo em grave risco a sobrevivência do lobo ibérico na região.


A construção de quatro barragens na zona do Alto Tâmega constitui, assinala o referido grupo conservacionista, “mais um problema” para a sobrevivência do lobo, que se acrescenta aos parques eólicos, às pedreiras, auto-estradas e, em geral, a actividade humana, nomeadamente a utilização de laços ilegais e de venenos contra esse mamífero.

Gonçalo Costa, técnico do Grupo Lobo, declarou que “O maior problema para o lobo não é a destruição de habitat, é mesmo o efeito barreira. Como é uma cascata quase contínua, são mais de 50 quilómetros de rio desde Amarante quase a Chaves, a grande dificuldade que se coloca é o atravessamento da espécie”.

Costa afirmou ser imprescindível fomentar o cruzamento entre as alcateias do Alvão e do Barroso, separadas pelo rio Tâmega, ou então a população de lobos do Alvão ficará isolada, tornando-se mais difícil renovar a espécie.

A construção de quatro barragens numa zona tão próxima terá um grande impacto na população de lobos da área, isolando-os e pressionando-os com a presença maciça de pessoas. Daí que o Grupo Lobo defenda a definição de “zonas de cruzamento”, para a albufeira não ser constínua.

O último Censo Nacional de Lobo, efectuado em 2002/2003, identificou no distrito de Vila Real 18 alcateias (com uma média de cinco lobos por alcateia), distribuídas pelas serras do Alvão, Marão, Falperra e zona do Barroso. Gonçalo Costa frisou que “nestes últimos anos, registou-se um decréscimo da população e, actualmente, pensamos que cerca de 12/13 alcateias neste território”.

Mais informações sobre a problemática do lobo em Portugal, no site do 'Grupo Lobo'.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.