1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

080914 psdbBrasil - PCO - [Afonso Teixeira Filho] O PSDB surgiu como um racha do PMDB. Na verdade, foi uma luta interna por cargos. Surgiu como um partido pequeno, sem muitas aspirações de início e com alguns figurões, como Mário Covas, Franco Montoro e FHC.


A direita brasileira, formada pelos grandes empresários e pelo monopólio das comunicações temiam o crescimento do PT e inventaram um candidato, desconhecido até então, Fernando Collor, que, com o tempo, passou a se tornar a primeira linha de defesa da burguesia contra a ascensão popular.

Com a queda de Collor, tornou-se patente para a burguesia que não era mais hora de inventar um personagem novo. A propaganda em torno do novo deixou de ser atrativa. Então, criou-se uma nova propaganda para promover os velhos, travestidos de pessoas honestas, ilibadas. Buscou-se promover FHC, um político oriundo da sociologia. E criou-se o mito do intelectual que viria para dar credibilidade ao Brasil.

O governo de FHC foi uma continuidade do governo de Collor. FHC fez parte do governo de Itamar Franco, que era o vice de Collor.

O governo do PSDB vendeu tudo o que o Brasil tinha de valor e de produtivo. Privatizou os bancos estaduais, a Vale do Rio Doce, a telefonia, depois de uma intensa propaganda orquestrada pela imprensa.

No entanto, nada daquilo foi ideia brasileira. Foi tudo orientação vinda de fora, mais precisamente, dos países capitalistas centrais.

A imprensa procurou forçar mais um governo de FHC e conseguiu, mas não logrou dar continuidade a ele. Lula elegeu-se e iniciou um governo popular.

O governo de Lula foi um dos governos mais hostilizados da história do país. Recebeu denúncias de todos os lados, mas, mesmo assim, conseguiu manter-se, reeleger-se e eleger Dilma Rousseff para dar continuidade ao projeto do PT.

O projeto do PT, por ser um projeto popular, com todas as suas deficiências, irritou a classe média brasileira, sobretudo aquela classe média mais conservadora e reacionária. A classe média que odeia os pobres, que sente vergonha do próprio país, que sonha em morar nos EUA ou na Europa; que defende a burguesia, apesar de ser uma classe sem recursos, atolada em dívidas e sem nenhum conhecimento de política e de história.

Esse setor mais reacionário é, hoje, o principal eleitor do PSDB. Sem esse setor, o PSDB não se elege em São Paulo, por exemplo.

Mas há um outro fenômeno curioso: sem esse setor, Marina também não se elege. Marina pode ser comunista, pode ser ambientalista, defensora dos pobres, mas nada disso importa. O importante é derrotar o PT. E, depois, quando o PT estiver destruído, será a vez de destruir a própria Marina, que ajudaram a construir.

E esse classe média, tola, aparvalhada, vai dando golpes contra si mesma, fazendo de sua vida miserável algo mais miserável ainda. Mas, não importa, o importante é a satisfação de seu ódio pessoal.

Pobres otários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.