1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140814 retomadaBrasil - PCO - Cerca de 400 Tupinambás realizam novas retomadas no Sul da Bahia em resposta a recusa do Governo Federal em demarcar Terra Indígena.


Na região Sul da Bahia, nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, indígenas da etnia Tupinambá iniciaram uma série de retomadas no Sul da Bahia. Foram cerca de 400 indígenas que retornaram a áreas que já haviam sido retomadas e que foram expulsos através de reintegrações de posse ou devido à violência dos latifundiários.

Foram retomadas cinco fazendas na região e existe a previsão de continuar esse processo para forçar o governo federal na demarcação de suas terras tradicionais.

A região conta com um enorme efetivo policial e da Força Nacional de Segurança Pública (FNS) para conter os indígenas e impedir a demarcação da Terra Indígena Reivindicada pelo povo Tupinambá.

Nesse mês de agosto faz 10 anos que os indígenas Tupinambás lutam pela Demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, no Sul da Bahia. Nessa década, os Tupinambás sofreram com a violência das forças policiais, exército e das milícias formadas pelos latifundiários.

Ditadura do Latifúndio

Assim como em outras regiões do país com conflitos agrários, a aliança do governo federal com os latifundiários transformou o campo brasileiro em uma ditadura contra os povos indígenas e os que lutam pela reforma agrária.

No Sul da Bahia essa ditadura chegou ao extremo, com a presença do exército para reprimir o movimento indígena e colocando a região em estado de sítio. Mas mesmo com a enorme repressão e violência, os indígenas Tupinambás estão mostrando como derrotar o latifúndio e a traição do governo do PT. Continuam lutando e enfrentando o latifúndio com novas retomadas e uma enorme mobilização para efetivar a demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.

A única maneira para conseguir avançar no processo de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença é a continuidade e intensificação das retomadas de terras. Qualquer outra alternativa apresentada é pura demagogia para fazer retroceder o movimento e obter ganhos eleitorais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.