1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Bilbo1902 Inigo lau urte justiziarik gabe03Euskal Herria - ASEH - Centenas e centenas de pessoas participaram na tarde do dia 10, numa manifestação pelo centro de Bilbau, entre os Jardins de Albia e o beco María Díaz de Haro, onde, há quatro anos, a Polícia atingiu Iñigo Cabacas com uma bala de borracha. A mobilização, convocada pela plataforma Iñigo Gogoan, teve lugar antes do jogo entre o Athletic Club e o Rayo Vallecano, e contou com apoiantes de ambas as equipas.


Antes de iniciarem o percurso da mobilização, muitas centenas de pessoas concentradas frente ao Palácio da Justiça fizeram um minuto de silêncio em memória de Iñigo Cabacas. Muitas também colocaram velas nas escadaria do tribunal. O jovem morreu no dia 9 de Abril de 2012, depois de, no dia 5, ter sido atingido na cabeça por uma bala de borracha disparada pela Ertzaintza, quando festejava a eliminação do Schalke 04 e a passagem do Athletic às meias finais na Liga Europa.

Durante a manifestação, em que foi bem notória a presença das torcidas organizadas do Athletic e do Rayo Vallecano (Bukaneros), exigiu-se justiça para Pitu e gritaram-se palavras de ordem como «herria ez du barkatuko» [o povo não perdoará] e «lau urte justiziarik gabe» [quatros anos sem justiça].

Esta foi a última das iniciativas programadas no contexto do quarto aniversário da morte de Iñigo, depois do acto de homenagem realizado este sábado e das iniciativas levadas a cabo esta semana no campus de Leioa e pelos trabalhadores do BBVA, onde Iñigo trabalhou.

Almoço em Astrabudua

Apoiantes do Athletic e do Rayo almoçaram juntos no bairro operário de Astrabudua (Erandio) e, dali, seguiram juntos para a manifestação em Bilbo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.