1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

iugosSérvia - Vermelho - Sob o pretexto de evitar a possível catástrofe militar, as Forças do Pacto Militar do Atlântico Norte começaram os bombardeios da Iugoslávia, de Kosovo. A operação foi um precedente por ser realizada sem a decisão do Conselho de Segurança da ONU.


Durante cerca de três meses de bombardeios, de acordo com vários dados, morreram cerca de 4.000 pessoas, entre ela até 90 crianças. A Otan cometeu vários erros com bombas lançadas contra refugiados albaneses de Kosovo, que estavam indo de volta para as suas casas.

Além disso, as bombas, que primeiramente deveriam atingir objetos estratégicos por razões não identificadas, todo o tempo estavam atingindo "lugares errados".

De mais um exemplo pode servir a tragédia que aconteceu com o trem de passageiros na garganta de Grdelica. Cerca de 20 pessoas morreram vítimas de bombas da aliança militar. Entra as vítimas mortais, segundo lembra nas redes sociais um amigo deles, foram "os anjos Ivan e Ana, químicos talentosos, que acabaram de se casar. Dos corpos deles só restaram fragmentos, assim eles foram enterrados. Ana estava grávida".

Na altura o chefe das forças da Otan na Europa era Wesley Clark e numa coletiva ele admitiu que eles só queriam destruir a ponte, e não o trem, e que tinham muita "pena" pelo "dano colateral".

O "dano colateral" é como também foi tratada a morte de uma criança de três anos, Milica Rakic, que morreu vítima de um fragmento de míssil no seu banheiro, quando sua mãe saiu por um momento. A criança morreu de hemorragia e os médicos não conseguiram salvá-la.

O pai dela, Jarko, comentou há alguns anos: "Eu não acho que a Sérvia deve se juntar à Otan, não devemos atuar com eles. Eu chamo o meu povo para não esquecer os acontecimentos e lembrar bem quem e o que tinha feito neste tempo".

Mesmo tendo em conta a política bastante controversa do líder iugoslavo Slobodan Milosevic em Kosovo, é preciso notar que o motivo direto para o inicio de "intervenção humanitária" foi um acontecimento em um povoado chamado Racak. Segundo a versão de representantes da OSCE, nesta vila as forças armadas sérvias mataram 45 civis albaneses.

Mas como ficou claro mais tarde, a perita forense Helena Ranta admitiu que o relatório foi modificado sob a pressão do chefe da missão da organização em Kosovo, William Walker, e a conclusão da versão original é que os mortos eram militantes de uma organização admitida terrorista, o Exército de Libertação do Kosovo. Sim, foi uma organização de albaneses, mas sim – foram terroristas.

Em uma entrevista concedida à Sputnik o embaixador da Rússia em Belgrado, Aleksandr Chepurin, chamou os bombardeios de Iugoslávia de "o crime terrível e impudente, o mais sangrento na Europa após a Segunda Guerra Mundial". Segundo o político, as memórias das ações da Otan não serão esquecidas nem em vinte, nem em cem anos.

Deixando tudo isso e muito mais de lado, desde meados dos anos 2000, após mudanças democráticas no país e depois de que o caso de ex-presidente Milosevic foi enviado para o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (ICTY, na sigla em inglês), a Sérvia intensificou a cooperação com a Otan. Esta cooperação em 2016 atingiu um ponto importante: o Parlamento sérvio ratificou o acordo que permite aos funcionários da aliança militar terem imunidade diplomática e a liberdade de movimento pelo território sérvio.

Ao mesmo tempo Belgrado lança nota oficial que pretende continuar com o seu princípio de neutralidade e não quer se juntar à Otan.

Mas Montenegro, que também sofreu de ataques da aliança, já fica em meio de negociações sobre a entrada e pretende se juntar à Aliança Atlântica em 2017, não obstante protestos de cidadãos.

Fonte: Sputnik


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.