1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

V JornadasGalegoPortuguesasDefinitivoGaliza - PGL - [José Manuel Barbosa Álvares] Mais um ano, mais uma nova edição das Jornadas Galego-Portuguesas de Pitões das Júnias.


Os próximos dias 2 e 3 de abril do presente ano 2016 terá lugar na localidade Pitões das Júnias, Concelho de Montalegre em Portugal as V Jornadas das Letras Galego-Portuguesas. Já em anos passados tivemos a oportunidade de contar com atividades e ouvir palestras de muito boa qualidade e de remarcada importância, todas elas relacionadas com o mundo celta, os seus costumes, os seus rituais e religião, os seus territórios e os seus legados transmitidos geração após geração mas vivos a dia de hoje. Se só fosse assim pensaríamos que poderia ser mais uma atividade como tantas outras, mas a particularidade mais destacável é o facto de relacionarmos todo isto com as origens e etno-génese do histórico povo galaico, repartido a dia de hoje entre a Galiza e o Norte de Portugal sem esquecermos outra zonas de âmbitos administrativos astur-leoneses.

Anos passados contamos com pessoas de reconhecido prestígio como Blanca Garcia Fernández-Albalat ou o Padre Fontes em cuja casa celebramos mais de uma poética refeição mas sem esquecermos os amigos da SAGA Rafael Quintia e Miguel Losada, os nossos não menos amigos Joam Paredes ou a académica da AGLP Maria Dovigo, ou David Outeiro, Fátima Figueiredo, Santiago Bernardes, Alberte Alonso, Pedro Teixeira, Hugo da Nóbrega ou o conhecido artista português António Alijó.

As atividades levadas a cabo estes últimos anos contaram com o re-criacionismo galaico dos queridos Oinaikos Brakaron, as músicas das amigas do Sonho de Calíope ou o o Bruxo Queimam… Tudo no mais feliz dos acolhimentos por parte da gente de Pitões e no seu nome da Junta de Freguesia que tanto nos tem apoiado.

Este ano, na sua quinta edição chegam a nós novas atividades e novas pessoas. A arte do grupo musical 2naFronteira conformado pelo casal galaico-italiano de Carmen Penim e Maurizzio Polsinelli ajudados pela violinista Carmen Gallego e o instrumentista César Loureiro mas também palestrantes de grandíssimo prestígio internacional como é o caso do linguista Francesco Benozzo com quem o nosso companheiro do DTS Joam Paredes manteve uma interessante entrevista que apresentamos no seguinte link.

Não há que dizer que todo o mundo tem entrada para as V Jornadas das Letras Galego-Portuguesas de Pitões deste ano 2016 onde sereis recebidos com todo o amor e toda a amizade possível tanto por parte da gente do lugar como por parte nossa, com boa comida, com um contorno rural e paisagístico geresiano delicioso, adornado por uma boa companhia de portugueses e galegos amantes da cultura e das nossas origens e enfeitado por uns acrescentados elementos de debate académico onde a celticidade dos galegos e dos portugueses está reafirmada, não com proclamas mas com argumentos científicos.

Ficamos com os braços abertos a todos vós.

 Programa das V Jornadas


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.