1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

24pTimor-Leste - Prensa Latina - Cabo Verde enviará professores ao Timor Leste, a partir de janeiro próximo, em virtude de um acordo assinado entre ambos os países para amenizar a carência de professores nessa nação asiática, informou hoje a agência de notícias PANA.


Ao citar o presidente do Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde, Florencio Varela, que esteve recentemente no Timor Leste, a fonte indica que este processo já está em marcha e Praia também cooperará em outros áreas da educação.

Varela adiantou que tal possibilidade de colaboração passa também por acolher jovens timorenses para que estudem no Instituto Universitário, estabelecimento que se ocupa da formação superior de docentes no arquipélago.

Explicou que Timor Leste, que atingiu a independência em 20 de maio de 2002, é um dos países mais jovens do mundo e enfrenta uma enorme carência de docentes para defender seu sistema de ensino.

O servidor público considera, além disso, que Cabo Verde, pelo fato de possuir um nível superior, está em condições de enviar quadros a esse país, membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A cooperação em educação figura na lista dos acordos assinados na semana passada em Dili pelo ministro de Assuntos Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, e seu homólogo do Timor Leste, José Luís Guterres.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.