1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140711_cleraAngola - Jornal de Angola - Ao todo, 37 novos casos de cólera, que resultaram em cinco óbitos, foram registados, de Janeiro até ontem, pelas autoridades sanitárias da comuna de Cassange-Calucala, município de Xá-Muteba, revelou o responsável do posto médico local.


António Cambulo disse que o consumo de água não tratada proveniente dos rios da localidade está na base do elevado índice de novos casos de cólera.

As autoridades sanitárias e administrativas, afirmou, estão a promover acções de sensibilização com o objectivo de alertar as pessoas para a importância de se ferver a água e adicionar-lhe lixívia e realizar campanhas de limpeza nos bairros e nas aldeias.

O nível de pobreza e de analfabetismo na comuna, referiu, contribui, de forma significativa, para as mensagens transmitidas não produzirem os resultados desejáveis.

António Cambolo lamentou que os meios de tratamento e de prevenção da cólera sejam insuficientes na região, tal como o número de quadros para fazer face aos casos da doença.

Para dar resposta a situação, disse António Cambulo, a comuna necessita de quatro enfermeiros e de abastecimento regular de medicamentos essenciais, de forma a aumentar a capacidade de intervenção do único posto de saúde.

Além da cólera, declarou, foram registados, no mesmo período, 105 casos de malária e 16 de sarampo, cujos pacientes se encontram em tratamento ambulatório devido a incapacidade de internamento da unidade sanitária.

Doenças respiratórias agudas, infecções urinárias e conjuntivite são outras enfermidades que preocupam os responsáveis da localidade, que consideram as aldeias de Quinzenga e Cauvuba como as mais afectadas.

Nas referidas aldeias, a maior parte da população consome água retirada directamente de rios, lagoas e cacimbas.

António Cambolo defendeu a criação, pela direcção provincial da Saúde, de grupos de activistas comunitários nas aldeias e bairros para apoiarem a população nos cuidados primários de saúde que evitem o aumento de casos de cólera e de outras doenças.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.