1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

4292469701 c12fea5bfe zAngola - Página Global - A toda poderosa FIFA - Federação Internacional de Futebol Associado - está envolvida em alegados escândalos de corrupção de dimensões globais que geram incertezas quanto ao seu futuro. Hoje, que é noticia diária em todo o mundo pelas piores razões, ironicamente e estranhamente em resultado do envolvimento dos EUA, que não são uma nação de futebol, impõe-se revisitar uma entrevista dada ao portal Bahia Notícias (BN) pelo jornalista suíço de origem angolana, Jean François Tanda.


Foto de PAN Photo (CC by-nc-nd/2.0)
 
Numa altura em que o assunto merecia pouca ou nenhuma atenção da maioria dos grandes mídias, políticos e comentadores, ele foi juntamente com o jornalista investigativo escocês Andrew Jennings, considerado o inimigo público número um da organização que rege o chamado desporto-rei, dos poucos profissionais e comentadores da imprensa que de forma permanente e destemida se posicionaram na linha da frente das denúncias de corrupção e falta de transparência no seio da entidade.
 
Como como contou na citada entrevista, as suas estórias com a FIFA começaram ainda como estagiário no jornal Zurich Sunday em 2005 quando, por pura coincidência, deparou com um acórdão do Tribunal Federal da Suíça descrevendo um sistema complexo de negócios sujos envolvendo a organização. Ele é hoje jornalista investigativo no país helvético, especializado em criminalidade económica, corrupção, branqueamento de capitas, direitos humanos e tráfico de pessoas. Sua família paterna é originária de M'banza Congo, capital do antigo reino do Congo, norte de Angola.
 
A íntegra da entrevista ao Bahia Notícias feita em 2011 por Alberto Castro, o colaborador da Página Global, colunista e jornalista freelancer residente em Londres: Jean-François Tanda

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.