1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

160611_idosoMoçambique - O País - Celebra-se esta quarta-feira o dia internacional de luta contra a violência à Pessoa Idosa, numa altura em que no nosso país o número de velhos vítimas de violência tende a subir. Embora sem fornecer dados estatísticos, o ministério da Mulher e Acção Social confirma a informação e diz que a situação tem estado a ganhar contornos dramáticos nos últimos anos.


De acordo com o chefe do departamento da pessoa idosa no Ministério da Mulher e Acção Social, Félix Matusse, são vários os tipos de violência a que os idosos estão sujeitos, mas os mais frequentes tem a ver com a violência psicológica e económica. Ou seja, muitos idosos são acusados ou pela própria família ou comunidades de feitiçaria e, por via disso, são violentados, espancados e até expulsos das suas próprias residências. Este tipo de violência é mais frequente nas comunidades rurais.

Mas para além disso, a fonte explica que alguns idosos sofrem aquilo que se chama violência económica. Isto é, são violentados pelos filhos ou netos ou mesmo por qualquer outra pessoa das suas relações com objectivo de ocupação de um determinado bem seu. Este tipo de violência, na maior parte dos casos, culmina com a expulsão do idoso da sua própria residência para o benefício de terceiros. A mesma é preocupante, de acordo com o ministério da Mulher e Acção Social, e é mais notória nas zonas urbanas, onde o conflito habitacional é mais grave. Aliás, para Matusse, estas são as causas fundamentais de violência contra a pessoa idosa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.