1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Ondarroa 179mani istripu gehiagorik ez 1Euskal Herria - ASEH - Das 11h30 às 13h30 houve paralisação total em Ondarroa, em protesto contra a morte de dois trabalhadores, ontem, na fábrica de gelo Santa Clara.


Ao meio-dia, centenas de pessoas juntaram-se numa manifestação sob o lema «Prekaritatea hiltzailea, lan istripu gehiagorik ez!» [precariedade assassina, mais acidentes laborais não].

Os ondarrutarras responderam unidos à manifestação convocada para hoje pelos sindicatos ELA, LAB, ESK, Steilas, EHNE e Hiru - um apelo ao qual também se associou, ontem, a Câmara Municipal. O comércio esteve fechado e havia crepes negros nas portas.

A manifestação partiu às 12h30 de Zaldupe e terminou na Alameda depois de percorrer as ruas da localidade, exigindo a melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade. Com a praça cheia, fez-se um minuto de silêncio. Um txistulari tocou o «Agurra» e, depois, cantou-se «A Internacional» e o «Eusko Gudariak».

O município decretou dois dias de luto. Ambos os trabalhadores, de 55 e 53 anos, eram da localidade costeira biscainha. Com as suas mortes, sobe para 14 o número de trabalhadores mortos em acidentes laborais este ano no País Basco.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.